TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  12/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Camila Alvarenga Freire

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma: 1122-3

1. Contexto

        A Neschoc é uma empresa do setor alimentício, no segmento de achocolatados em pó. Foi fundada em 1921 e uma das unidades fabris está localizada na cidade de Araras-SP. Os produtos são comercializados em todos os estados brasileiros e alguns deles são exportados para Japão, Coreia etc. Atualmente, conta com algumas unidades do Brasil, sendo cada uma delas responsável pela manufatura de um segmento alimentício, como achocolatados em pó, cafés, leites em pó, fórmulas infantis, iogurte, aveia etc.

        A sede da empresa está localizada na cidade de São Paulo-SP. Após a pandemia do COVID-19, a empresa aderiu ao home office, como medida de contenção a pandemia. Até então a Neschoc não possui histórico de uma mudança tão radical como essa e não imagina que o resultado poderia ser positivo.

        Porém, após essa experiencia, o RH realizou uma pesquisa para elencar as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, tanto do ponto de vista dos gestores quanto dos associados. Como desvantagens da prática foram elencados a dificuldade com as ferramentas de comunicação; Isolamento profissional e social; Constantes conflitos entre trabalho e família e dificuldade na gestão do tempo. Em contrapartida, foi observado algumas vantagens como redução de gastos financeiros e tempo com deslocamentos; Maior autonomia e ao mesmo tempo mobilidade; Horários flexíveis; Redução de estresse e consequentemente melhor qualidade de vida; os custos organizacionais também foram reduzidos (aluguéis de salas etc.). Além das de vantagens e desvantagens, foram mapeados alguns desafios, como a falta de segurança das informações e infraestrutura; a redução com contato com o pessoal gerou dificuldade de gerir pessoas e o método de avaliação presencial deixou de ser eficiente.

        Diante do cenário, chegou-se à conclusão que era preciso inovar a fim de tratar as desvantagens e eliminar os desafios. Com base nos dados acima, uma opção para inovar e eliminar algumas desvantagens do home office é a aderência ao “Metaverso”, que segundo o site Gengyo (Gestão da Inteligência) Metaverso é uma realidade virtual, onde as pessoas interagem e podem ter uma experiencia real, porém estando em um ambiente simulado. A ideia inovadora é usar o metaverso tanto para treinamentos e reuniões, quanto para fazer a pausa para o café.

        

2. Desafios inerentes à inovação

Para implementação da ideia é necessário adquirir uma plataforma corporativa em ambiente virtual, que representa um alto investimento para que esse ambiente contenha medidas de segurança dos dados.

        Um ponto importante é que a plataforma precisara de atualizações, e com o passar do tempo a ideia é ir migrando determinas atividades para esse ambiente, como processos seletivos de RH, treinamentos etc.

         O uso de óculos de realidade virtual melhora a experiencia com a ferramenta/plataforma, tornando a experiência mais real, porém possui um custo elevado e não será possível a distribuição para todos os associados a princípio.

         

3. Apoio à inovação

Em relação a plataforma corporativa em ambiente virtual, que representa um alto investimento, a Neschoc possui um departamento de tecnologia avançada que contribuirá com o desenvolvimento da plataforma sem custos muito elevados, tornando tangível o investimento.

        Sobre as atualizações e incremento de atividades, será necessária uma equipe focada nesses pontos que poderá ser composta por associados que possuem facilidade/know-how e que disponibilizaram 10% de sua rotina para tratar e se dedicar ao ambiente virtual. Além disso a empresa fará parcerias com a universidades e startups.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (879.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com