TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inspiração da Visão Organizacional

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho avaliativo tem como objetivo, abordar temas relacionados à administração de ARH, tendo o foco voltado aos conceitos dessa nova construção de modelo de gestão, firmando as novas mentalidades que estão surgindo e se tornando cada vez mais sólidos.

Começando pelas missões e passando pela visão de uma organização, qual a importância destes modelos em uma administração, tendo em vista os benefícios na aplicação destes métodos. Em seguida vemos à respeito dos sistemas de ARH, quais são os seus recursos e pra servem, por fim veremos como se dá o recrutamento de novos contratados em uma organização, e o por quê de valorizamos o treinamento de colaboradores.

1°QUESITO

Missão e Negócios da Organização

Missão Organizacional

Descrito de forma clara, temos o conceito de Missão como a razão de ser de uma empresa. Que assim como necessitamos de uma identidade, as organizações tem como finalidade mostrar ao mercado e a sociedade sua razão de existência diferenciando de sua concorrência e delimitando qual será seu espaço no mercado.

Toda e qualquer que seja a organização, seja ela pública ou privada, cabe a ela deixar de forma explícita sua razão de está no mercado qual seu propósito perante também o social coletivo, a partir disto, criar e estabelecer sua visão. Está também interligada diretamente com a cultura organizacional da empresa, fazendo se necessário divulgar suas missões e valores para os clientes internos, pois quando conhecem os seus propósitos e objetivos da empresa os colaboradores conseguem compreender com maior facilidade o que o empregador espera contar com o seu trabalho e como devem agir para contribuir na realização dos resultados almejados.

Por isso as empresas devem se atentar para a definição de sua missão e não ficar apenar como mero objeto decorativo. São esses os princípios que devem ser realmente utilizados no cotidiano de trabalho para suprir as metas realizáveis de uma organização.

Visão Organização

Diversas são as organizações públicas ou privadas dos quais variados tipos de mercado e setores que vêm anunciando e adotando um conjunto de valores, normas e princípios que regem suas atividades e que são supostamente ir de encontro a sustentabilidade dos negócios.

Visão organizacional define o que a empresa almeja ser no futuro, ou seja, o que ela deseja atingir em termos de ambições no mercado, sendo revista periodicamente para não cair no esquecimento e novos conceitos que podem fazer com que essa visão seja revisada. Ao de definir com clareza onde se pretende chegar, a organização pode controlar e se ajustar conforme os problemas surgem ao longo do caminho, independentemente das dificuldades, por isso se diz que a visão é vista como a direção, sendo assim o seu verdadeiro rumo. Os administradores têm papel central no manejo de uma cultura, no que diz respeito ao propósito - essência do negócio -, a ideologia, se tornando algo ético e sustentável do negócio.

A visão deve ser cultivada e exercida nas práticas rotineiras, como instrumento orientador das condições que contornam a prática empresarial.

Inspiração da Visão Organizacional

A visão é como se fosse algo único e irrepetível de cada organização e serve para fornecer ampla perspectiva sobre suas finalidades. Para os membros de uma empresa, então a visão engrandece o marco da sua contribuição e valor do que fazem, servindo como uma fonte de inspiração para cada um deles.

Um líder tende a assumir direção da empresa desmotivada para realizar os processos criativos e produtivos, conhecer bem sua responsabilidade pois seus valores pessoais tornam se inspiração para os membros. As mudanças estratégicas podem fazer com que haja casos de diversificação nos conceitos e ideologias, e qualquer umas dessas razões se torna um manto de sombra cobrindo a inspiração dos colaboradores de qualquer organização.

Por isso se faz necessário um bom líder, para alcançar a inspiração de seus subordinados, para que tornem à ser criativos e inovadores, e que deixem de simplesmente cumprir ordens. Quando isto acontece, ele os leva a concentrar se no presente para construir um futuro melhor.

Objetivos Organizacionais

Os objetivos de todos os administradores é saber qual será sua contribuição no realizamento das metas nas empresas, em todos os tipos de negócios. Claro que nem todos estão ligados aos diversos setores, mas ele compreende que o resultado empresariais dependem de um equilíbrio e esforço resultante, à fim de aumentar a eficácia de cada especialidade.

Para Chiavenato, os objetivos organizacionais são os desejos que a empresa pretende atingir e orienta o seu comportamento em relação ao futuro, tanto no ambiente interno quanto externo. Conclui - se que, com os objetivos definidos, com recursos suficientes para alcançar os objetivos e com apoio em grupo no esforço dos mesmos, são também essas organizações com seus colaboradores que demonstram melhores resultados e uma melhor percepção organizacional. Essas motivações e o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, é o que condiciona a capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.

Podemos concluir que existe uma relação entre motivação e os objetivos, mesmo que os resultados sejam diferentes, esses objetivos bem definidos aumentam a motivação dos colaboradores, seja para realização pessoal quanto para a organização.

2° QUESITO

Sistemas de ARH

Recursos Organizacionais

Os recursos organizacionais são os meios que as empresas possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços usados nas atividades da organização, quando se fala em recurso não nos referimos apenas no dinheiro, mas também nas matérias primas utilizadas na produção, nos serviços prestados, material, equipamentos e colaboradores também são considerados recursos.

De um modo geral, os recursos podem ser divididos em cinco grupos:

Recursos Físicos ou Materiais - compreendem o espaço físico, os prédios e terrenos, o processo produtivo, a tecnologia utilizada no processo de produção dos bens e serviços produzidos pela organização. Controla as atividades de materiais da organização, conforme os planos estabelecidos e a política adotada. Elabora rotinas de trabalho, tendo em vista a implantação de sistemas que devem conduzir a melhores resultados com menores custos, o que demanda a utilização de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com