TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

Por:   •  27/11/2022  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

JEREMIAS LEMOS PASTANA

MARIA PALOMA SILVA NUNES

MARLUCE DE OLIVEIRA NUNES

Resenha do Livro Casa Grande e Senzala em Quadrinhos

Vitória do Jari

2022

JEREMIAS LEMOS PASTANA

MARIA PALOMA SILVA NUNES

MARLUCE DE OLIVEIRA NUNES

Resenha do Livro Casa Grande e Senzala em Quadrinhos

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, com requisitos para obtenção de pontos na disciplina de Literatura Brasileira III do curso de Licenciatura em Letras-Português.

Professora: Marcia Galindo.

 

Vitória do Jari

2022.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala em quadrinhos.

Adapitação Estevão Pinto.

Ilustrações de Ivan Wasth Rodrigues.

Colorização de Noghuchi – 2ª edição – São Paulo.

Editora Global, 2005.

Gilberto de Mello Freyre foi um sociólogo, escritor, antropólogo, ensaísta e historiador brasileiro do século XX, nasceu na cidade de Recife (Pernambuco), em 15 de março de 1900. Sua principal obra foi Casa-Grande & Senzala, publicada em 1933, em uma época que a miscigenação entre brancos e povos não-brancos era vista de forma negativa pelas classes dominantes.

O Livro Casa grande e cenzala é uma obra clássica que busca compreender a formação social do povo brasileiro a partir da família, e aborda aspectos relacionados ao sistema econômico, social, político, religioso e sexual,  miscigenação e as relações hierárquicas entre senhores. O livro mostra o quanto a sociedade brasileira era patriarcal, destaca aspectos do cotidiano na colônia e a presença marcante da religião.

Através desses conceitos o autor busca no livro  rebater pensamentos racistas que vigoravam nos anos 20 e 30 de que existiam raças humanas superiores e inferiores; e o cruzamento entre elas resultaria em um povo degenerado e incapaz. Neste contexto, o autor expõe em detalhes, como se deu a formação da sociedade brasileira e evidencia como o processo de mistura entre as culturas afro, indígenas e portuguesas contribuíram em um resultado positivo que é o povo brasileiro.

Esta narrativa apresentada em quadrinhos, foi produzida no idioma português e constituído por  67 páginas com textos em quadrinhos e ilustrações coloridas. As imagens retratam a formação e o desenvolvimento econômico-social do Nordeste durante a era colonial. O autor faz uma análise da cultura de forma geral, mostrando também a singularidade do negro-escravo, índio e do português.

Para Freyre tudo o que ocorreu desde a colononização, em todos os aspectos, culminou no que o brasil é hoje. Embora ele não omita todas as atrocidades realizadas pelo homem branco europeu e todas os males que a colonização causou aos nativos, freire expõe de forma positiva as heranças deixadas por essa mistura. A exposição detalhada de freire sobre as raízes do povo brasileiro dialoga com os assuntos estudados na matéria de “estudos etinicos e culturais”, que tratam justamente do resgate e valorização dessa cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com