TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)

Amanda Cristina da Silva Daniele Eduarda Flôres

Katlyn Andressa da Silva Silveira Miriam Fernanda de Assis Shirley Cristina Dias

Vinícius Ericsson Silva

GESTÃO INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTO:

Alinhamento Interfuncional: um estudo de caso exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção.

Belo Horizonte 2017


Amanda Cristina da Silva Daniele Eduarda Flôres

Katlyn Andressa da Silva Silveira Miriam Fernanda de Assis Shirley Cristina Dias

Vinícius Ericsson Silva

GESTÃO INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTO:

Alinhamento Interfuncional: um estudo de caso exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção.

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Gestão Integrada da Cadeia de Suprimento do curso de Administração, apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte.

Orientador: Geraldo Diegues

Belo Horizonte 2017


  1. OBJETIVO E MOTIVAÇÃO

  • O que é que foi investigado (objetivo)?

O objetivo do artigo foi identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção, de modo a aprofundar a compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes.

  • Porque é que este estudo foi feito (motivo)?

O estudo foi realizado devido à identificação das funções de Marketing, Logística e Produção, que visam analisar a integração dos pontos de contatos para o uso do processo gerenciais que contribuem para o alinhamento com clientes e fornecedores e principalmente quando se trata do sistema de informação que favorecem a integração da cadeia de suprimento. As funções podem estar envolvidas o processo de oferecer melhor nível de serviço para o cliente final. Marketing, logística e Produção são envolvidos diretamente, pois

o mercado tem demandado cada vez mais que as organizações construam seu diferencial competitivo. Portanto o estudo foi realizado compreender como as funções podem ser integradas com o objetivo de alcançar o “produto ideal” para o cliente final.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  • Quais as seções incluídas no artigo e o que contém cada seção? (Explicar resumidamente).

As seções inclusas no artigo são: a seção dois, três, quatro e cinco. A seção dois identifica quais os pontos de contato sob a ótica da integração interfuncional entre Marketing, Logística e Produção, considerando as díades e a tríade formada por elas. A seção três são


apresenta os procedimentos metodológicos. A seção quatro confronta os principais pontos de contato identificados no estudo de caso com os da revisão de literatura, ressaltando semelhanças e diferenças. A seção cinco discute as principais conclusões, limitações e implicações gerenciais da pesquisa.

  • Explique como é que o estudo foi realizado.

O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual, em uma primeira etapa, uma revisão da literatura existente sobre os temas relacionados foi realizada. Na segunda etapa, foi conduzido um estudo de caso, procurando fazer uma articulação com a literatura revisada.

A revisão de literatura foi conduzida na base de dados EBSCOhost e Google Scholar, utilizando palavras-chave e operadores booleanos do tipo “E” e “OU”. A pesquisa foi classificada quanto à relevância em relação às palavras-chave e os cem primeiros artigos tiveram seus resumos lidos. Como critério de seleção, os artigos que não identificavam a caracterização de pontos de contato foram descartados.

Os artigos selecionados foram lidos na íntegra e classificados em pastas virtuais de acordo com os principais temas abordados no texto. Além disso, ao longo da leitura dos artigos selecionados, outras referências citadas nos artigos buscados e que se adequavam ao critério de seleção foram adicionados. Ao final, foram selecionadas 20 referências, que estão citadas nos Quadros 1, 2 e 3 da revisão de literatura.

A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, que é capaz de prover uma caracterização empírica de um fenômeno e mostra-se adequado para captá-los de forma completa e profunda em ambientes dinâmicos, como os encontrados na pesquisa em Gestão de Operações. Buscou-se analisar um caso, realizando entrevistas em profundidade com colaboradores das três áreas funcionais, bem como de outras áreas consideradas de apoio, que também vivenciam a integração interfuncional e compartilham seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com