TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA INTEGRADA

Por:   •  31/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

COLÉGIO POPULUS – ATIBAIA

INTEGRAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

GUILHERME ALMEIDA MAGALHÃES

PRISCILA APARECIDA DE OLIVEIRA CARDOSO

REINALDO FUZETTI DE OLIVEIRA TRIGO

Atibaia

2017

[pic 2]

COLÉGIO POPULUS – ATIBAIA

INTEGRAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

Projeto Integrado elaborado como parte das exigências para a obtenção do grau de Técnico de Logística.

GUILHERME ALMEIDA MAGALHÃES

PRISCILA APARECIDA DE OLIVEIRA CARDOSO

REINALDO FUZETTI DE OLIVEIRA TRIGO

Orientador: Prof. Fernando Alves

Atibaia

2017

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO        1

II. A LOGISTICA INTEGRADA        2

2.1. Cadeia de Suprimentos        2

2.2. Papel dos fornecedores na logística integrada        4

2.3. Integração entre Logística e Produção        5

2.4. O sistema integrado        6

2.5. Logística de Transporte        8

2.6. Clientes na logística integrada        9

III. CONCLUSÃO        11

IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por finalidade desenvolver um estudo relacionado à matéria de Integração da Logística.

Os estudos foram montados com o objetivo de passar o conceito da matéria supracitada, quais os problemas e o objetivo da criação da metodologia de integração de uma forma geral e específica.

Os povos mais antigos consumiam os produtos em seus locais de origem ou levavam para outros locais, armazenando-os para utilização posterior.

Devido à inexistência de sistemas de transportes e armazenamento, o movimento das mercadorias limitava-se aquilo que a pessoa conseguia fazer por suas próprias forças.

Mesmo hoje, em algumas regiões do mundo, o consumo e a produção ocorrem em âmbitos geográficos limitados. Exemplos impressionantes dessa situação espalham-se pelas nações em desenvolvimentos da Ásia, América do Sul, África e Austrália onde parte da população vive em aldeias pequenas, supostamente autossuficientes e a maioria das mercadorias são produzidas na vizinhança. Poucas mercadorias são importadas de outras regiões em decorrência a produtividade econômica geralmente baixa.

Nos últimos tempos, várias foram as transformações entre clientes e empresas, e a decorrência dessas mudanças aconteceu de forma muito rápida, e com isso os clientes não buscam mais qualidade e bom preço apenas, mas também boas experiências de negociações.

Para acompanhar esse novo mercado, as empresas precisam enxugar ao máximo seus custos, melhorar a agilidade de seus processos e tornar seu contato com seus clientes cada vez mais eficientes.

Nasce então a logística integrada.

À medida que os sistemas logísticos forem aperfeiçoados algumas regiões se especializariam para que tivessem melhores condições.

O mesmo princípio, quando aplicado a mercados mundiais, ajuda a explicar o alto nível de comércio internacional existente.

A logística, portanto, é a essência do comércio contribuindo para melhorar o padrão econômico de vida.

II. A LOGÍSTICA INTEGRADA

2.1 CADEIA DE SUPRIMENTOS

A logística e a sua gestão de cadeia de suprimentos, tem como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, controle e cooperação entre todos os integrantes da cadeia, eles são os fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores.

“Os sistemas de Gerenciamento de Cadeias de Suprimento (Supply Chain Management) são sistemas de informação empresariais que ajudam as empresas a administrar suas relações com os fornecedores. Auxiliam fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística a compartilharem informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços, de maneira a buscar insumos, produzir e entregar mercadorias e serviços com eficiência. Também incluem a Logística Reversa que é a devolução de produtos identificando o motivo e o produto.” (Sistemas de informações gerenciais, 2011).

A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.

[pic 3]

Fonte:http://gacsgroup.blogspot.com.br/2015/05/gerenciamento-de-cadeias-de-suprimento.html

Também conhecido como Supply Chain Management (SCM, ou em tradução livre GCS, gestão da cadeia de suprimentos) é a integração de todos os elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, incluindo o conjunto de técnicas que são utilizadas para possibilitar excelência na integração entre as etapas de uma cadeia de suprimentos, como: transporte, estoque e custo.

O gerenciamento apropriado destas etapas facilitará na otimização do serviço e/ou na melhor qualidade do produto ofertado pela empresa, assim melhor satisfazendo seus clientes finais.

Tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender as exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade. O foco das empresas hoje é em seu cliente, por isso o SCM busca uma gestão de qualidade, entregando o que o cliente deseja, no preço e nas condições estabelecidas.

VANTAGENS:

  • O Supply Chain Management permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade;
  • Possibilita a troca de informações rápida e global, caso não queira fazer um pedido via assistentes de vendas, pode-se optar pela implantação on-line;
  • Visa reduzir custos;
  • Expandir os lucros;
  • Melhorar o relacionamento entre clientes e fornecedores;
  • Manter o menor estoque possível;
  • Aumentar a eficiência;
  • Melhorar o tempo de ciclo da cadeia (ciclo: encomenda > programação > fabricação > entrega);
  • Obter o produto certo, na hora certa e com o menor custo possível.


DESVANTAGENS

  • Há a desconfiança na forma em que a ferramenta vai ser utilizada pela empresa parceira, pois, não somente as empresas devem considerar preço e qualidade, mas elas também devem ter certeza de que todas as organizações desejam cooperar para o benefício do grupo. Logo, a força deve ser distribuída igualmente por toda a cadeia de suprimentos ou as empresas não se beneficiarão das vantagens de uma gestão de cadeia de suprimentos global.
  • A maior desvantagem da gestão da cadeia de suprimentos global é o grande investimento de tempo, dinheiro e de recursos necessários para implementá-la e inspecioná-la.

2.2 PAPEL DOS FORNECEDORES NA LOGÍSTICA INTEGRADA

A origem da Logística é militar, desenvolvida nas atividades de guerra. Posteriormente, dentro do contexto organizacional, se desenvolveu associada à Teoria dos Sistemas, interagindo interna e externamente com os ambientes, sem agregar valor ao produto final.

Até poucos anos, o termo Logística continuava associado a atividades de apoio. Contudo, a necessidade de abandonar o empirismo para abastecer mercados globalizados associada à percepção do imenso potencial implícito nas atividades integradas de um sistema logístico, deu a Logística o contexto de atividade estratégica, reduzindo os custos e agregando valor ao produto final, seja ele de lugar, qualidade, tempo ou informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (382.9 Kb)   docx (165.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com