TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Organizacional

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.546 Palavras (19 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 19

Instituto Pernambucano de Ensino Superior

Gestão de Pessoas

Bacharelado em Administração de Empresas

Recife-2016

Beatriz Seabra de Souza Melo

David Clayton

Ed-Ek Alves da Silva

Flávio Melo da Silva

Flávio José da Silva

LIDERANÇA

Desenvolvimento de Líderes

Seminário apresentado junto ao

Curso de Administração da Instituição

IPESU-Graças, na área de Gestão

de Pessoas, com requisito parcial

à obtenção do título de Bacharel.

Professor: Carlos Eduardo

Recife-2016

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se desenvolver e avaliar a pratica de Liderança dentro das organizações. Para tanto, foi reproduzido através deste seminário para que seja avaliada a forma que agem os líderes dentro das organizações empresariais. Pesquisas foram realizadas, junto com os colaboradores deste trabalho e assim amplificados tópicos referentes ao assunto abordado e onde os resultados foram rigorosamente avaliados. Essa pesquisa sugeriu também que fossem observadas novas abordagens de Liderança, aumentando nossos conhecimentos sobre este assunto que está totalmente voltado à nossa área administrativa.

Palavras-chaves: liderança, organização, líder, conhecimento.

Sumário

1 Introdução ............................................................................................................... 5

2 Liderança: O que é, conceito e definição .............................................................. 6

        2.1 Características pessoais do líder e as Motivações dos liderados .......... 7

3 Estilos de Liderança ................................................................................................ 8

4 Liderança Situacional ............................................................................................ 10

        4.1 Modelo de Tannenbaum ......................................................................... 11

        4.2 Modelo de Fiedler .................................................................................... 11

        4.3 Modelo de Hersey e Blanchard .............................................................. 12

5 Liderança nas organizações e sua importância ................................................... 14

        5.1 Os reflexos de uma má liderança ........................................................... 15

6 Qual o impacto da Liderança nas organizações? ................................................ 16

        6.1 Diferenças Organizacionais e de Liderança .......................................... 16

7 Conclusão ................................................................................................................ 18

Referências Bibliográficas ........................................................................................ 19

1 Introdução

Neste trabalho abordamos o assunto de Liderança dentro das organizações, onde será debatido de maneira simples e objetiva como esse tema é fortemente utilizado nos dias atuais e onde também concluímos que existem e sempre estão sendo criadas novas metodologias de líderes no século XXI. Mostraremos que há uma quantidade vasta de tipologia em Liderança.

Organizado em cinco capítulos, onde os mesmo abordam não somente o conceito de Liderança, mas também como iremos tratar as diferentes áreas que o cercam. Sem esquecer-se das citações de Chiavenato, que é um grande autor da área Administrativa, Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles.

Temos como objetivo, que através de pesquisas bibliográficas, em teses acadêmicas, artigos e na grande rede virtual, mostrar que hoje não existe mais a velha história que “nasce líder”. O líder pode ser sim moldado através de uma ampla cartela de desenvolvimento pessoal dentro e fora das organizações. E que devido a constates mudanças globais as empresas buscam sempre a reestruturação das habilidades técnicas, humanas e conceituais.

2 Liderança: O que é, conceito e definição

Antes de iniciarmos sobre "o que é liderança", vamos conceituar a palavra de acordo com o dicionário da língua portuguesa. Então podemos dizer que liderança é que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição; Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. Com base nesse significado, verificamos que o líder é aquele que comanda que sempre está na frente de todos. Mas na nossa área, será que funciona desta mesma forma?

Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)", e as qualidades do líder são sempre reconhecidas universalmente. Liderança é como se fosse uma arte de comandar, só que na realidade não tratamos líder como comandante, afinal ele tem arte de nas mãos, atraindo, influenciando de forma positiva as mentalidades e os comportamentos dos seus colaboradores.

A liderança surge de uma maneira natural, mas também pode ser moldada de acordo com as necessidades organizacionais, pois sabemos que tem pessoas que já nascem líderes, possui esse tal poder em suas mãos, que podemos chamar de influencia informal, onde o individuo sem possuir obrigatoriamente um cargo de liderança age de maneira natural e sempre acaba se ressaltando nos cargos que lhe fora designado. Aqueles que são eleitos dentro da organização e passam a assumir cargos de autoridade e por sua vez não possuam a tal arte de liderar, podemos dizer que possuem a liderança formal. Essas pessoas podem também criar essa arte dentro delas e com isso possam alcançar os objetivos do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com