TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística integrada

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

  1. LOGÍSTICA INTEGRADA

Para Vitorino (2012) a logística existia desde os tempos do José do Egito, quando ele ordenou  a construção de celeiros para guardar a produção de cereais do país durante os anos de fartura. Nos anos da seca, os cereais eram vendidos a preço de ouro. Essa decisão não foi por acaso. José conhecia os problemas políticos do Egito naquele tempo sendo uma vantagem competitiva.

Hoje, a palavra Logística está em evidencia, volta e meia ouvimos a palavra nos noticiários e no ambiente corporativo. Seria um engano segundo Vitorino (2012) pensar que a logística é uma invenção recente e “nova”, ela sempre esteve presente nas guerras, Alexandre, o Grande, foi um dos primeiros a perceber que a guerra não é vencida  apenas com arma, seu mérito foi compreender a importância de criar estratégias inteligentes para suprir as necessidades das tropas, ele enviava grupos na frente dos soldados com a missão de comprar suprimentos e montar os armazéns mais adiante, ao longo do caminho. Dessa forma, os soldados ficavam menos sobrecarregados e guardavam forças e disposição para a hora da batalha. Com o passar do tempo, a estratégia de Alexandre inspirou outros líderes famosos, como o Napoleão e Luís XIV.

 A historia acima, tem a ver com o mundo dos negócios da empresa estudada neste Projeto Interdisciplinar, os preços das mercadorias que a empresa fabrica dependem dos custos de produção, transporte e estoque, contudo, manter os custos baixos é uma excelente maneira de aumentar os lucros da empresa, mas, para isso, não basta contar com a boa vontade dos funcionários, também é necessária uma união de forças, todos devem estar envolvidos, desde as empresas que fornecem matéria- prima, passando pelas que fazem o transporte, até as que vendem os produtos no varejo. Vitorino (2012).

Segundo o site Jconline, a AMBEV teve queda de 5.5 % nas vendas no ano de 2016, considerado um dos piores anos da história da empresa, a queda de 5,5% reduziu os volumes de vendas, deixando os funcionários sem bônus, empresa sofreu com a alta de impostos e bebida. O diretor geral Bernardo Paiva inovou com uma gestão mais próxima a supermercados e bares. O resultado da estratégia foi satisfatório a empresa cresceu 3.4% em volume, enquanto o mercado recuou 2%.

A forma como a empresa gerencia sua cadeia de suprimentos pode ser decisiva para a sua sobrevivência. Nos últimos 20 anos as maiores histórias de sucesso são das organizações que conseguiram pensar de um jeito rápido e barato de levar os produtos até as mãos dos clientes. Por outro lado, os caos de fracassos mais desastrosos têm a ver com empresas que meteram os pés pelas mãos na hora de cuidar de suas cadeias de suprimentos. (VITORINO, 2012)

A logística da Ambev é um setor que recebe  atenção especial da companhia sempre atenta em melhorias de seus processos. Uma área de vital importância que está em constante evolução. Para alavancar seus indicadores de qualidade, a maior cervejaria do mundo, utiliza  uma ferramenta onde permite o controle das ações relacionadas à entrega após a carga (saída dos caminhões) dos centros de distribuição.

Nos últimos 20 anos de acordo com o site da empresa, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, foi simplificar e estabilizar o fluxo de demanda, suprimento e caixa. Essas inovações incluem o programa de suprimentos just-in-time e os programas de reposição no varejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (804 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com