TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUTENÇÃO DO ÍNDICE DE TURNOVER EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS VAREJISTAS DA REGIÃO DE PELOTAS

Por:   •  13/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Faculdade de Administração e Turismo

Curso de Bacharelado em Administração

Pesquisa em Administração

GESTÃO DE PESSOAS - A MANUTENÇÃO DO ÍNDICE DE TURNOVER EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS VAREJISTAS DA REGIÃO DE PELOTAS, RS

Dilan Silva da Silva

Pelotas, 2018

Resumo

O crescente índice de turnover, ou seja, a rotação de pessoal dentro das empresas é fenômeno capaz de desestabilizar sua economia. A equipe de gestão de pessoas é o setor responsável pelo controle e manutenção desse índice em uma pontuação estável e que não prejudique a organização. Através do varejo, micro e pequenos empresários pelotenses têm surgido e, com eles, a oportunidade de emprego para muitos. O funcionário que passa pelo recrutamento e obtém a vaga de emprego precisa ter objetivos que andem junto aos da empresa. Baixo salário e outras vagas de emprego são só alguns dos fatores que acarretam na demissão do colaborador. No presente estudo, trataremos da relação deste fenômeno com as estratégias de gestão de pessoal tangentes. Através de pesquisa literária, serão alçados estudos prévios de autores em consonância dados levantados através de entrevista às micro e pequenas empresas estudadas. O constructo disso será importante para o campo científico visto que agregará informações e conhecimentos da área.

Palavras-Chave: turnover; gestão de pessoas; varejo

  1. Tema de Pesquisa

Atualmente em nossa sociedade, as empresas tem sido de vital importância para seu funcionamento. Cada setor desta sociedade é composto de uma infinidade delas que, por sua vez, tem seu próprio sistema e seções como em um organismo vivo.

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas sim um efeito, a consequência de certos fenômenos localizados internos ou externamente à empresa que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal.”(CHIAVENATO, 2000, p. 184).

Ao compararmos a empresa como um ser vivo é possível perceber o quão importante é que todo o corpo caminhe para um mesmo objetivo e contribua para os mesmos valores. Um colaborador que não segue esta linha de raciocínio é comparado a um corpo estranho ou até mesmo um câncer para a organização. Partindo desta premissa, estudaremos a importância do controle que o setor gestão de pessoas e suas implicações consequenciais.

[...] o turn over não somente pode significar investimentos perdidos, desperdiçados, que não tornam a empresa, como pode afetar profundamente o nível de produtividade, a continuidade da empresa e seus resultados, além do custo elevado do processo de desligamento e de novas admissões. Além do mais, seria um contra-senso inaceitável, uma empresa se preocupar com Plano de Sucessão de carreira de desenvolvimento de pessoal e não dar atenção a rotatividade, não estar atenta para evitar saídas desnecessárias, enfim, não adotar critérios de estabilidade no emprego. (LUCENA, 1999, p. 199)

O chamado turnover – índice desta rotação de pessoal – não é menos presente em empresas de pequeno porte. Basta haver funcionários para que haja demissões e isso, até certo ponto, é saudável à empresa. Deve-se observar que como em um corpo, a troca das células componentes, ou seja, os empregados, pode trazer benefícios se controlada da maneira correta. Um claro exemplo disso é o colaborador que, em seu íntimo, sente que não tem vocação para realizar sua tarefa. Este sentimento pode desmotivá-lo progressivamente a ponto de comprometer seu desempenho e aumentar seu estresse cabendo ao RH tomar a decisão de demitir ou reorganizar o quadro de funcionários.

  1. Problema de Pesquisa

Ter um fluxo de entrada e saída de pessoas é comum em organizações. O problema se caracteriza quando esse fenômeno sai do controle dos gestores e propicia uma série de fatores negativos. As empresas de varejo, como qualquer outra, necessitam ter profissionais capacitados e habituados com seu ritmo de trabalho e essa troca intensa no quadro de colaboradores tem impacto negativo sobre estes fatores. Cada nova pessoa contratada leva certo período até desenvolver as habilidades necessárias para plena eficiência.

Fato é que estes fenômenos podem levar a micro e pequena empresa a um verdadeiro colapso. Diante disso nos perguntamos: qual a relação da gestão de pessoas sobre o índice de turnover nas micro e pequenas empresas de varejo situadas na região central de Pelotas, RS?

  1. Justificativa

O presente estudo é importante, pois elucida aos profissionais da Gestão de Pessoas quanto a estas causas.

Ao ser analisada a relação estabelecida entre a gestão de pessoas com o índice de turnover, as informações obtidas contribuem para construção de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com