TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  28/5/2020  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado de atuação de uma empresa é determinante para a definição de sua estratégia. Ele permite definir um ponto inicial para desenvolver e organizar as estratégias comerciais de uma organização. Para organizar informações, desenvolver metas, resultados e analisar os desempenhos da organização, é importante e facilita com a utilização de gráficos.

Utilizando um gráfico, o gestor encontra uma forma mais simples e assertiva de visualizar informações completas, tais como:

  • Demonstrar o desempenho do negócio dentro de um determinado período;
  • Apresentar uma perspectiva mais ampla dos resultados da organização;
  • Permitir que os pontos que precisam ser melhorados fiquem em evidência;
  • Fornecer informações precisas sobre os pontos positivos da organização;
  • Possibilitar que a equipe elabore um planejamento comercial eficiente, pautando-se em dados consistentes e não em suposições.

A organização Paranapanema está dividida em três unidades de negócio, sendo elas na Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Falando de modo geral, a organização possui cerca de 2.200 colaboradores.

Em 2017, foi feito um balanço entre os gêneros dos colaboradores da empresa. No nível administrativo, as mulheres representavam 48% (gráfico 1). Em cargos de gestão além de ocupar uma das seis diretorias, as mulheres estavam à frente de 18,2% (gráfico 2) do total de gerências e chefias. Considerando todo o quadro funcional, 90% dos colaboradores da Paranapanema eram homens e 10% mulheres (gráfico 3). 

[pic 1]

Referente à Paranapanema, a organização utiliza gráficos na maioria dos setores, inclusive como forma de apresentação de dados para investidores. Essas informações são expostas com mais clareza como podemos observar a seguir.

A seguir podemos observar um gráfico apresentando a geração de Caixa Operacional da empresa nos últimos 5 trimestres:

[pic 2]

Podemos analisar que no 4º trimestre de 2019 o Caixa foi negativo em R$34,7 milhões, porém, a partir do 3º trimestre do ano, houve uma melhora significativa na redução do capital de giro, baseada fortemente na melhoria do ciclo operacional que acabou resultando em uma geração positiva de caixa.

Com os dados apresentados nos demonstrativos financeiros da empresa, podemos utilizar as informações como referência e apresentar em forma mais simplificada em um gráfico como foi o faturamento médio no decorrer de 5 anos, conforme a seguir:

[pic 3]

Com a leitura do gráfico, é possível observar que após um faturamento alto no ano de 2015, houve uma queda significativa em 2016, e logo após foi mantido uma média equivalente de faturamento no decorrer dos próximos anos.

Market Share é um termo que define a participação no mercado de uma determinada empresa. Para encontrá-lo, é preciso identificar por qual percentual o negócio responde no total de vendas e faturamento do segmento em que atua.

Existem diversas maneiras de calcular e apresentar o Market Share de uma organização. Pode ser calculadas pelo faturamento, vendas ou até mesmo pelo número de clientes que a empresa possui. A maneira mais simples de apresentar o Market Share de uma empresa é através de um gráfico. Referente à Paranapanema, por ser a única empresa no ramo de transformar o cobre mineral em metal no Brasil, ela representa 100% de participação no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com