TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MISSÃO E OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO GOOGLE, E O ENVOLVIMENTO DA EMPRESA NA CHINA

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

LUANE GAMA DA SILVA

2032434

EGN112-80 - PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

ESTUDO DO CASO:

A MISSÃO E OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO GOOGLE, E O ENVOLVIMENTO DA EMPRESA NA CHINA

MAGÉ, 2018


missão do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Essa missão direcionou a empresa de forma que criaram um dos melhores mecanismos de busca.

Com o relevante números de acessos conseguiram, estrategicamente, chamar a atenção para propagandas pagas que dão lucros a empresa.

Na tentativa de implantar o mecanismo de busca na China, a empresa Google teve um problema com a censura chinesa que não permitia que as informações fossem realmente acessíveis. Quando aceitou incorporar o sistema oficial de censura a seu site chinês, em 2006, o Google estava de olho no que em breve seria o maior mercado de internautas do mundo _três anos mais tarde, a China ultrapassou os Estados Unidos e assumiu a liderança no universo de pessoas conectadas. Atualmente são mais de 340 milhões. Mas como muitos outros em Washington, o Google também acreditava que a integração econômica da China ao mundo, o aumento do acesso à internet e a emergência de algo equivalente a uma classe média levariam inevitavelmente à redução da censura e à gradual abertura política do país. Nada disso aconteceu e, desde 2008, os controles sobre o fluxo de informação se intensificaram.

O Google pagou um alto preço em termos de imagem ao se submeter aos limites da censura imposta por Pequim. Porém de certa forma de acordo com seu lema “Não seja mau!”, empresa Google se moldou aos “costumes políticos” da China e hoje tem seu lugar no país.

De certa forma não agiu errado, pois de acordo com pesquisas, o principal concorrente global do Google, o Yahoo!, viveu um pesadelo de relações públicas em 2005 por sucumbir às pressões do governo chinês para revelar a identidade de um usuário de seu serviço de e-mail. Graças à colaboração do Yahoo!, o jornalista chinês Shi Tao foi condenado a 10 anos de prisão, sob acusação de divulgar “segredos de Estado” _ele havia usado seu e-mail para enviar a um amigo nos Estados Unidos cópia de um documento do Partido Comunista que havia sido divulgado dentro da China.

O Google também sofreu um desgaste de imagem ao aceitar a censura, mas não conseguiu o retorno comercial que desfruta em outros países. Hoje, anos depois de criar seu site de busca em chinês, a companhia se mantém em um bom posicionamento no mercado. O governo de Pequim privilegia os sites chineses e os limites para o Google atuar no país são cada vez mais estreitos.

CONCLUSÃO

Nesse cenário, talvez o maior site de buscas do mundo tenha mais a ganhar realizando uma ofensiva que o coloca como defensor global da liberdade de expressão do que enfrentando o desgaste de se manter em um país autoritário que representa menos de 2% de seu faturamento total.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

  • http://internacional.estadao.com.br
  • Google ignorou a lei e o próprio lema: 'não seja mau'

http://idgnow.com.br/internet/2011/08/29/google-ignorou-a-lei-e-o-proprio-lema-nao-seja-mau/

  • Administração Estratégica – Planejamento e Implantação de estratégias – Capítulo 2 – Análise do Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com