TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES

Milena Koch

Profª. Lucinéa Takahashi

RESUMO

Diversos autores afirmam que o ambiente de trabalho interfere na satisfação e motivação dos funcionários. Tais temas têm sido cada vez mais explorados, por estudiosos e administradores do comportamento humano dentro das organizações com o objetivo de identificar o que os move e afeta o indivíduo no trabalho. Este trabalho tem como objetivo identificar os níveis de satisfação e motivação dos funcionários da Prefeitura de Palhoça/SC através de um questionário. Para a realização deste trabalho, foi aplicado um  questionário, avaliado com margem de erro em 5%.  Confuso esta conclusão, refazer .

Palavras-chave: Motivação. Comprometimento. Satisfação.


EMPLOYEE MOTIVATION

Angelita de Souza

Prof. Lucinéa Takahashi

Abstract


Several authors argue that the workplace interferes with satisfaction and employee motivation . Such issues have been increasingly exploited by scholars and administrators of human behavior within organizations with to identify what moves and affects the individual at work. This work has how to identify the levels of satisfaction and motivation of employees Prefeitura de Palhoça/SC through a questionnaire . For this work , it was apliacado a questionnaire evaluated error margin 5%.

Keywords:Motivation. Commitment. Satisfaction.

1 INTRODUÇÃO

Muitos especialistas acreditam que a satisfação no trabalho pode afetar o seu comportamento no mercado. Isso sem ressaltar que afeta a vida pessoal do indivíduo. Os estudos sobre satisfação e motivação estiveram por muito tempo relacionados quando se acreditava que a satisfação era um elemento da motivação que fazia com que os trabalhadores apresentarem comportamentos favoráveis a organização.

Considera-se então que, as questões satisfação e motivação são fundamentais no contexto organizacional, pois diversas organizações buscam uso de tais ferramentas com a intenção do trabalhador satisfeito sinta-se motivado e produza mais e cm maior qualidade colaborando para o crescimento da organização.

Aqui você deve deixar claro qual o objetivo do trabalho e o que será apresentado no decorrer do mesmo.

2 MOTIVAÇÃO

O indivíduo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Não é somente o dinheiro que motiva o trabalhador, há outras necessidades que cada um tem, fatores de satisfação que envolve sentimentos de realização, crescimento profissional e reconhecimento. Esses têm um efeito positivo, muitas vezes, resultando em um aumento da capacidade total de produção da pessoa.

Segundo Chiavenato (1994), a motivação e o desejo de exercer autos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais e dependem da direção, força e intensidade do comportamento, duração e persistência.

        

A responsabilidade pela motivação dentro de um ambiente organizacional pode ser pessoal ou através de uma função gerencial. Chiavenato (1994) sugere a segunda opção, a motivação esta contida dentro das pessoas e pode ser influenciada por fontes externas ou pelo próprio trabalho na empresa.

Já segundo Robbins (1998) “a motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação” citação direta tem que colocar número da pág. Assim, motivação é definida como uma vontade de empregar autos níveis de esforços em direção a metas organizacionais, condicionado a capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do individuo.

Certas necessidades são basicamente semelhantes quanto a maneira pela qual fazem as pessoas organizarem seu comportamento para obter satisfação. Desenvolver mais este parágrafo, pois tem apenas uma frase.

Estudos importantes Dejours (1996), apontam para a função decisiva do trabalho na constituição física e psíquica do indivíduo, podendo o mesmo ser um dos causadores de doenças, como fontes de prazer e desprazer o que nos leva a supor que a motivação no trabalho pode assegurar saúde física e mental do trabalhador.

2.1 MODELOS DE MOTIVAÇÃO POR FREEMAN (1999)

Verifica-se que motivação é um processo complexo, e que foi estudado ao longo do tempo, por diversos autores, dando a origem a modelos e teorias específicas. Na tentativa de construção de um único modelo de motivação que se pudesse aplicar a qualquer trabalhador em qualquer situação, as primeiras teorias da motivação eram parecidas entre si.

Freeman (1999) destaca a modelo tradicional e o modelo das relações humanas. O modelo tradicional,

era determinado pelos administradores o medo mais eficiente de realizar tarefas respectivas e manter os empregados motivados, com o sistemas de incentivo salariais- o quanto mais produzissem, mais ganhariam. O modelo era entendido pelos administradores em que os trabalhadores eram tidos como preguiçosos e só podiam ser motivados pelo dinheiro. Porém, quando o incentivo salarial era diminuído as demissões tornavam-se comuns, nesse ponto o modelo começou a falhar e os trabalhadores começaram a exigir estabilidade no trabalho, ao invés de aumentos salariais temporários e muitas vezes insignificantes.

Já o modelo das relações humanas,

pesquisadores das relações humanas descobriram que a repetição de tarefas fazia com que a motivação reduzisse e que contatos sociais ajudavam a criar e manter a motivação. Nesse modelo esperava-se que os trabalhadores aceitassem a autoridade da administração desde que os superiores mostrassem consideração e lhes permitisse exercer algum tipo de influencia no trabalho.

Fazer um fechamento deste tópico, ligando com o estudo de caso.

Podemos perceber no estudo de caso que cada individuo tem uma forma de agir, pensar e de ser motivado, alguns colaboradores a teoria segue a prática mais isso não é uma regra, vamos ver a motivação dos colaboradores abaixo:

 

2 ESTUDO DE CASO

Essa pesquisa foi realizada para analisar o grau de satisfação e motivação tanto individual como para os diversos grupos existentes dentro da organização. Visando integrar o corpo de funcionários para uma mesma direção, onde todos conheçam a organização e sigam para o mesmo caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (314.6 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com