TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Marca Escolhida Foi a Gillette

Por:   •  26/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5
  1. a) A marca escolhida foi a Gillette, que faz parte do grupo Procter & Gamble.

A Gillette produz bens de consumo para o público masculino, focando em produtos de higiene pessoal e limpeza, especificamente aparelhos de barbear, produtos pré e pós barba e desodorantes. Podemos notar que a marca está embaixo da marca corporativa  P&G, pois assim que entramos no site notamos a primeira frase do lado esquerdo “parte da família P&G”.

A P&G utiliza essa estratégia em todas as suas marcas, visando fortalecer a sua marca corporativa e torná-la reconhecida aqui no Brasil. Para isso, investiu pesadamente em divulgações em mídias de massa (parceria com Faustão, na Rede Globo por exemplo) e no fortalecimento da sua imagem como empresa inovadora, de qualidade, e ainda com preço justo.

Já a Gillette é uma marca extremamente reconhecida entre o público, tendo inclusive seu nome como sinônimo do próprio produto – ao invés de lamina de barbear, o produto ficou conhecido popularmente como gillette. Ela se apresenta principalmente como uma marca inovadora e pioneira, que utiliza-se do design, da melhoria continua da usabilidade e da forte comunicação com o cliente, características que são compartilhadas também pela marca corporativa a quem pertence. Além disso, ela oferece diferentes tipos de lâminas de barbear focadas em públicos diferentes, desde algumas mais simples e acessíveis, até lâminas mais elaboradas e com valor mais elevado, comprovando que a empresa se mantém sempre acessível de alguma forma, tendo produtos para todos os bolsos.

Vemos que existe forte relação e consistência entre as marcas, onde uma comprova os pontos estratégicos da outra, o que é extremamente necessário para a saúde da marca e da empresa, já que incongruências podem levar a péssimos resultados de brand equity.

b) A marca Gillette é uma marca de família, pois não oferece apenas 1 tipo de produto, mas sim uma família de produtos diferentes que se relacionam pelo propósito da marca.

Dentro da Gillette temos além de lâminas de barbear que são o carro chefe da marca, produtos para preparação e pós barba e também desodorantes, todos levando a marca Gillette.

c) Sim, a marca possui alguns modificadpres em sua estrutura, como por exemplo desodorantes para pele sensível, que são apresentados como “sensitive”.

d) SIm, a Gillette geralmente costuma fazer parcerias para ações de cobranding com marcas relacionadas a esportes, como por exemplos times de futebol e outros esportes, incluindo a seleção brasileira.

Mais atualmente, a Gillette tem investido esforços também nos e-sports, e nesse ano renovou sua parceria com a Riot Games e anunciou uma promoção onde a cada R$20,00 gastos em produtos Gillette o comprador ganha Riot Points, válidos para serem utilizados no famoso jogo League of Legends (LOL). Além disso, 2 pessoas ganhariam também uma experiência incrível de jogador professional, podendo levar 4 amigos para jogar LOL no palco da final do Campeonato CBLOL.

  1. Quando falamos de brand equity, estamos falando de valor de marca e o quanto

esse valor de marca agrega no produto final.

Para que seja possível mensurarmos o valor de uma marca, podemos utilizar duas

abordagens diferentes: métricas de marca baseadas no cliente ou então no valor da          marca para a empresa. Nesta questão iremos abordar especificamente as métricas de marca baseadas no cliente, que são medições quantitativas e qualitativas para verificar como está a situação da opinião, entendimento e relacionamento que o cliente tem com a marca.

               Visando elaborar métricas confiáveis e seguras, temos três premissas que fazem com que elas sejam válidas, conforme a seguir:

  1. Os consumidores criam valor de marca para si próprios tendo como base as atitudes, opiniões e crenças que desenvolvem sobre a marca ao longo do tempo.

Isso quer dizer que a empresa consegue influenciar de forma positiva ou também negativa na percepção que os consumidores tem sobre a marca conforme a relação que estabelece com ele por meio de ações de marketing. Se soubermos utilizar essa ideia como ferramenta para impulsionar e levar o relacionamento com os nossos clientes para outro nível, veremos que temos poder sobre essa questão.

  1. Pressuposto de que atitudes, crenças e opiniões favoráveis resultam em comportamento positivo.

Desta forma, precisamos leva rem consideração que o cliente que tem uma imagem e relacionamento bons com a marca irá comprar os produtos de tal. Se esse pressuposto não for atendido, não existe necessidade de mensuração pois não teria geração de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com