TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mega Construções Expansão do Porto de Rotterdam

Por:   •  9/4/2021  •  Ensaio  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica

Megaconstruções - Expansão do Porto de Rotterdam

O vídeo “Megaconstruções - Expansão do Porto de Rotterdam” apresenta uma iniciativa imensa e impressionante, em termos de engenharia, realizado na Holanda. Com o objetivo de ampliar o seu Porto de Rotterdam, é projetada uma grande ação de aterramento, utilizando a areia do mar que banha a costa holandesa.

Para entendermos os porquês dessa obra ser tão interessante, seja em sua engenhosidade, ou no que diz respeito a importância do Porto de Rotterdam para a Europa, cabe tratarmos brevemente sobre alguns aspectos desse espaço portuário.

O porto de Rotterdam está localizado numa posição estratégica, no norte da Holanda, e é o maior da Europa. Até o ano de 2002 foi o maior porto em atividade do mundo, e ainda hoje possui uma grande importância no transporte marítimo global. A Holanda possui uma tradição no que diz respeito ao transporte marítimo, o que explica as conexões que foram estabelecidas, entre outros portos do país, que estão interligados por conexões internas, que ligam desde Delfzijl, no nordeste e passando por Rotterdam e Amsterdam, se conectando com as cidades de Vlissingen e Terneuzen, no sudoeste.

Essa estrutura faz com que os produtos que chegam ao complexo portuário de Rotterdam atinjam uma grande parcela dos consumidores holandeses que vivem num raio de 500 km do porto. No que diz respeito a Europa, estima-se que os produtos que chegam a Rotterdam atinjam uma média de 500 milhões de consumidores, que representam um poder aquisitivo de 600 bilhões de dólares.

Logo, como mostra o vídeo, por ser o maior e mais importante porto europeu, Rotterdam é considerado a porta de entrada para a Europa. Calcula-se que circulam pela região portuária mais de 500 linhas de navegação, que possibilitam a conexão com outros mil portos em todo o mundo.

O mais importante para o porto de Rotterdam é a indústria petroquímica e o manuseio de transbordo de carga geral. O porto funciona como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e outras mercadorias entre o continente europeu e outras partes do mundo.

De Rotterdam, as mercadorias são transportadas por navio, barcaça fluvial, trem ou por meio de transportes rodoviários. E este é um outro ponto que chama a atenção do porto, que é justamente a sua estrutura que compreende a conexão com outros transportes modais. O alcance a outros países europeus, a exemplo da Alemanha, Inglaterra, França e Bélgica, é possibilitado através de da ligação que o porto possui com outros cinco modais de transporte utilizados por Rotterdam. São eles: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário.

Grandes refinarias de petróleo estão localizadas a oeste da cidade, elevando ainda mais a importância de um sistema unificado de transporte para agilizar o processo de produção e comercialização dos produtos. O rio Maas e o Reno também oferecem excelentes acessos ao interior tanto do país como de alguns países vizinhos

No que se refere ao processo de expansão do Porto, a construção desse grande empreendimento teve aprovação das instâncias políticas em 2004. Entretanto, o conselho do Estado holandês determinou a suspensão do início das obras, tendo em vista preocupações ambientais, considerando que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com