TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mercadologica

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade: Belo Horizonte Centro I

Administração: Turno Noite

Turma A

Professor (A) Paulo Marcio

ATPS na Disciplina de Mercadologica

                                                       

                                         ALUNO (A)

DilzaniraBarroso Batista RA1185406131

Belo Horizonte

13 De Abril de 2015

Etapa 1, Passo 2

Produto:

Variedade de produtos: Ovos de Páscoa, Chocolates em barra 195 gr e 90 gr e trufas de vários sabores.  Embalagens e design temáticos de acordo com datas comemorativas. Inserção de novos produtos como: barra de cereal com cobertura de chocolate e linha diet.

Promoção:

A loja hoje conta com quatro tipos de produtos e uma variedade de sabores de trufas e barras de chocolates e embalagens. Cada item tem uma precificação diferenciada o que possibilitada atender todo o publico da região. Levando em consideração produtos sazonais com ovos de páscoa que tem grande demanda em período específico, nessa data os outros itens com embalagens temáticas entram em promoção. Com objetivo de sair dessa venda sazonal, a empresa investe em designers de trufas, embalagens temáticas e cestas também em outras datas como: dia das mães, dia dos namorados, dias dos professores. Para isso é feito propaganda através de faixas e panfletagens na região. No dia a dia os chocolates em barra e trufas e o novo mix de produtos sugeridos se encarregam de manter esse faturamento.

Etapa 1, Passo 3

Nova logo

[pic 2]

A Logo foi desenvolvida com o objetivo de fixar o nome da empresa no cotidiano dos consumidores, criamos então uma Logo em formato de barra de chocolate, fazendo com que o nome Sabor Cacau esteja diretamente ligado à imagem de uma guloseima tal qual é a barra de chocolate. Estudos comprovam que a figura nos ajuda a assimilar nomes, coisas, gostos, lugares, e prazeres, todos estes aspectos no subconsciente, que é responsável por decisões importantes independente da razão, como a compra de uma barra de chocolate.    

Etapa 2, Passo 3

Fatores econômicos

O chocolate é um produto sazonal o que acarreta na oscilação das vendas. O período de maior demanda é a páscoa sendo o ovo o produto de maior consumo, responsável por 45% do faturamento da empresa. Além do período de páscoa temos as datas comemorativas como dia das mães, dia dos namorados e natal com uma pequena representação do faturamento.

De acordo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), os chocolates em barra e bombons subiram 10% nos últimos 12 meses até fevereiro, acima da inflação, de 7,7%. A pesquisa foi feita com base nos números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Fonte: Do G1, em São Paulo ,18/03/2015 11h39 - Atualizado em 18/03/2015 11h39

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/precos-de-chocolates-e-peixes-sobem-e-devem-deixar-pascoa-mais-cara.html

O pessimismo em relação ao cenário econômico não deixou de fora os setores que costumam aquecer as atividades na Páscoa. No ABC, as agências de emprego reconhecem que a oferta de vagas temporárias ainda é inferior a do ano passado. Dados preliminares apontam que as ocupações temporárias deste ano representam apenas 30% em relação às vagas oferecidas em 2014

Fonte: Repórter diário

http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/507723/cai-oferta-de-empregos-temporarios-para-pascoa

Fatores socioculturais :

O chocolate da forma que conhecemos hoje surgiu após a Revolução Industrial, onde seu processo foi mecanizado. No Brasil surgiu a primeira fabrica de chocolates em 1891, porém até 1972 o chocolate era visto como produto negativo, apenas guloseimas, produto que engorda e causa espinha consumido apenas por crianças e mulheres de classe A e mesmo assim, só em datas comemorativas.

Os produtores Brasileiros então se uniram em uma campanha em 1971 com objetivo de incentivar o consumo de chocolates. Com isso o chocolate teve um novo posicionamento no mercado, e hoje existem vários fatores de consumo podendo destacar-se como: repositor de energia, alimento moderno, que proporciona prazer, para mulheres ele é tido como alívio na TPM, na versão amarga é benéfico para saúde além claro das datas comemorativas como páscoa tendo o ovo de chocolate como um dos símbolos, dia das mães, dia dos namorados, natal e aniversários.

Análise da Concorrência:

A análise da concorrência é uma etapa muito importante para um negócio. Como diz Kloter, (2000, p. 181), “O mais importante é para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”.

Ela deve andar junto com a análise de mercado estudo estudando os seguintes pontos:

  1. Decisão
  2. Dimensão
  3. Potencial
  4. Sazonalidade
  5. Tendência

Depois fazemos a segmentação de mercado que consiste em identificar o nicho do mercado mensurando como eles desejam ser atendidos e quanto estão dispostos a pagar por nosso produto.

Temos vários tipos de mercado como :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (538.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com