TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

Nome da Disciplina: Faa128 – Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Unidade: 4

Nome da Atividade: O Processo de Pesquisa

Professor (a) ministrante: Jurandir Moura Dutra

Tutor (a) à distância: Karoline Figueiredo

Tutor (a) presencial: Jaira Oliveira

Nome do Acadêmico (a): Cristina Suzana Souza Silva

Polo de Cruzeiro do Sul - Acre

2018

Enunciado da Atividade

É possível iniciar uma investigação científica sem considerar a base teórica que fundamenta o tema, sem considerar a contribuição do trabalho, sem determinar com clareza e precisão para que será realizada tal investigação e sem observar e prever o caminho metodológico a ser seguido?

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de uma pesquisa científica não pode ser realizado de forma intuitiva. Ele precisa seguir uma série de atividades inter-relacionadas que devem ser vivenciadas de forma dinâmica, pois um passo depende do outro para o sucesso do resultado final, sem que esse caminho seja necessariamente rígido e linear.


 Não é possível, nem indicado iniciar uma investigação científica sem considerar a base teórica que fundamenta o tema, pois todo trabalho ou investigação cientifica deve conter um referencial teórico para a elaboração do mesmo, fazendo com que o trabalho tenha mais valor e credibilidade. Quando se usa uma base teórica fica mais fácil decidir qual principal objetivo do assunto que irá ser desenvolvido.

Trabalhos sem base teórica estão mais suscetíveis a erros, pois não transmitem muita segurança ao leitor ou avaliador do mesmo. Ela é usada geralmente para nortear os objetivos do trabalho e qual o método ira ser utilizado. A mesma mostra basicamente os três momentos que devem ser essenciais para a realização de um trabalho que são planejamento, execução e comunicação.

 Para Minayo (2002, p. 26), esses momentos são chamados de “[...] ciclo da pesquisa, ou seja, um processo de trabalho em espiral que começa com uma dúvida, um problema, uma pergunta e termina com um produto provisório capaz de dar origem a novas interrogações”.

Segundo Umberto Eco (1977), um estudo é científico quando atende alguns quesitos. Em primeiro lugar, deve tratar de um objeto reconhecível e definido de tal maneira que possa ser reconhecido por outros. Claro que não se trata apenas de algo físico. Quando falamos de números matemáticos, termos de economia – como a inflação, e de questões morais, não se trata de objetos palpáveis, mas perfeitamente reconhecíveis por qualquer pessoa.

Para (RODRIGUES, 2006), a pesquisa científica está tomando o seu espaço nos cursos de educação superior em diversas universidades. Esta tem sido considerada um lugar em que se vivencia a cultura universal e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo organizada para a formação de profissionais que atuarão na sociedade.


CONCLUSÃO

Por isso, é importante o processo de pesquisa no curso de Graduação em administração pública, pois a mesma como disciplina sofre limitações conceituais e metodológicas, e está em constante processo de mudança por isso os acadêmicos do curso devem estar sempre buscando aprimorar seus conhecimentos e serem incentivados pelos seus orientadores sobre pesquisas, livros e autores que entendem do assunto ou que já tiveram alguma experiência sobre a mesma; para acompanhar o desenvolvimento da sociedade melhor no exercer da sua função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com