TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia e trabalho cientifico

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1][pic 2]

TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS

O percurso acadêmico está repleto de trabalhos técnicos e científicos. Diante disso é importante o entendimento para elaboração dos mesmos tanto quanto a respeito das normas técnicas (ABNT) e seus diferentes formatos.

-Artigo Periódico sendo um trabalho técnico ou científico é a forma que visa maior agilidade na divulgação do assunto; Pode-se ser dividido em duas categorias: Originais, quando abordam apresenta conteúdos inéditos. Revisão, quando abordam, analisa ou resumem conteúdos já publicados.

-Comunicações científicas é uma forma de palestra em congressos, simpósios, sociedades científicas onde se divulga resultados de uma pesquisa inédita que posteriormente será publicada em anais e revistas.

- Currículum Vitae similar ao currículo comum sua particularidade é seu formato voltado para a academia privilegiando  experiência acadêmica, produção científica do estudante, pesquisador e professor. Servindo de síntese para seleções de bolsas de estudo, cursos e estágios financiados por órgão científicos como a Capes e o CNPq. Vale ressaltar que o CNPq possui sua própria plataforma para esses currículos que se chama LATTES.

- Eventos científicos sendo eles: Comunicação coordenada, simpósios, mesas redonda, painel... Fazem parte da gama de comunicações do meio acadêmico. Sendo a oportunidade para trocas de conhecimento, demonstrar pesquisas e avanços na área.

- Memorial descritivo: Segue-se a mesma função do currículo Vitae, mas de forma discursiva que descreve analisa e critica acontecimentos a respeito da trajetória acadêmica, profissional e intelectual.

- Papers é uma maneira expositiva onde deve ser concisa, objetiva e organizada colocando as principais ideias contidas no documento estudado. Position Papers, segue a mesma estrutura com o diferencial de conter uma posição do estudante em relação aos argumentos do autor.

-Relatório: documento gerado a partir de fatos vivenciados, ouvidos observados, pesquisas descrevendo os mesmos seguindo padrão conforme sua finalidade.

- Resenhas: Documento a ser produzido cuja finalidade é estimular a leitura, entendimento, síntese e capacidade crítica.  Podendo ser uma resenha bibliográfica contendo uma descrição minuciosa e uma resenha crítica que é a apresentação de uma obra.

- Seminário: Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Tem por objetivo desenvolver a capacidade de pesquisa, análise sistemática de fatos, habito da reflexão, raciocínio possibilitando ao estudante a clara elaboração de trabalhos.

Enquanto os tipos de trabalhos acima se encontram no decorrer dos cursos, Monografias, dissertações e teses são trabalhos exigidos como pré-requisito a conclusão de graduações, especializações, mestrados e doutorados. Portanto a real diferença consiste no aprofundamento e amadurecimento das ideias.

A LEITURA DE TEXTOS TEÓRICOS

Pela padronização dos artigos, eles contêm algumas seções estruturadas em comum de forma a guiar a leitura e o entendimento do artigo.

TÍTULO

O título descreve de maneira sucinta o conteúdo do artigo.

AUTORES

Os autores, da esquerda para direita, estão em ordem decrescente em relação à dedicação e propriedade sobre o conteúdo.

FILIAÇÕES

Representam a quais instituições cada autor pertencem

PALAVRAS CHAVES        

Contém as palavras mais importantes que sintetizam o assunto geral do texto.

RESUMO/ABSTRACT

O resumo apresenta de maneira geral o problema, o método utilizado e os resultados obtidos. Tudo sem entrar em detalhes. Em artigos em português brasileiro é comum ter essa seção também em inglês.

INTRODUÇÃO

Tem a função de estabelecer o contexto do artigo assim como as possíveis hipóteses ou questionamentos. Ao final sempre descreve como as seções seguintes estão divididas.

MÉTODOS / ESTUDOS

Descreve com bastante detalhe o estudo, os experimentos e a análise feita durante o desenvolvimento do artigo. O texto deve ser claro ao ponto de ser reproduzível por qualquer outro pesquisador.

RESULTADOS

De maneira muito lógica devem ser apresentados os resultados chaves do trabalho através de números, gráficos e imagens sem fazer muita interpretação. Apenas comprovando ou negando sua hipótese de maneira objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com