TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia na Vida Acadêmica

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

A Metodologia na vida acadêmica

A palavra metodologia significa “caminho ou via para realização de algo”, oferece as diretrizes para um melhor desempenho de investigação e auxilia nas decisões em um trabalho científico estimulando a pesquisa e a leitura que são ferramentas essenciais para embasar os conhecimentos e argumentos dos acadêmicos em seus artigos.

“A Metodologia seria a aplicação do método através de técnicas que deve seguir todo conhecimento científico para comprovar sua verdade e ensiná-la”. (BARROS,LEHFELD,1986 p.1). O Objetivo da metodologia é caminhar lado a lado com o universitário desde o início de sua vida acadêmica procurando desenvolver técnicas de estudos que tornem seu ensino superior mais produtivo.

Porém, parte significativa dos universitários ainda não compreende o motivo de estudar a Metodologia Cientifica. Barros, Lehfeld, (1986 p.1) defende que;

A Metodologia auxilia e, portanto, orienta o universitário no processo de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação do estado de espírito crítico e hábitos correspondentes necessários ao processo de investigação científica. O uso de processos metodológicos permitirá ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico e de sua criatividade (BARROS, LEHFELD, 1986 p.1).

Muitos estudantes encontram dificuldades ao desenvolver, artigos científicos e principalmente na realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), essas dificuldades são decorrentes devido à ausência de conhecimento de regras, normas e técnicas, mas principalmente pela falta de hábito de leitura, pesquisa e investigação. A metodologia vem com a intenção de desenvolver esses hábitos, e despertar competências como a capacidade de observar e um espirito crítico.

Mas a Metodologia vai muito além da elaboração do TCC, a formação superior não se limita apenas em estudos em sala de aula. O acadêmico deve preocupar-se diariamente em enriquecer seu conhecimento lendo livros, participando de grupos de pesquisas, tecendo artigos, entre outros, e a metodologia auxilia na implementação desses hábitos na vida do estudante.

“Metodologia Científica não é um amontoado de técnicas, embora elas devam existir, mas sim uma disciplina que deve estar sempre em relacionamento e a serviço de uma proposta nova de Universidade e conhecimento.” (BARROS,LEHFELD,1986 p.2). É uma disciplina que garante que aconteça de fato o aprendizado. Conhecer os princípios e os passos fundamentais da pesquisa científica é muito importante para acadêmicos, independente do curso. Avaliar, interpretar, redigir e criticar textos científicos é indispensável na vida universitária.

A pesquisa científica já se tornou uma exigência em praticamente todos os currículos, o que mostra sua importância no meio profissional. O conhecimento teórico é essencial, mas não é o suficiente, é necessário prática.

Assim, a Metodologia Cientifica vem para auxiliar na formação profissional do estudante. Pretende-se alcançar uma formação profissional competente bem como uma formação sócio-política que conduzirão aluno a ler crítica e analiticamente o seu cotidiano (BARROS, LEHFELD, 1986 p.2).

A Metodologia Científica é, portanto essencial para a formação profissional porque direciona os caminhos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com