TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mobilidade Urbana

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Mobilidade Urbana

O que é?

Mobilidade urbana é o conceito utilizado para descrever o deslocamento de um grupo de pessoas e seus meios dento de uma área urbana. Sendo que esse deslocamento pode ocorrer por diversos motivos, tais como: razões sociais, econômicas ou afetivas.

Deslocamentos utilizados para diversos fins em um contexto da cidade, como sair de casa para ir ao trabalho, ir à escola, até um comércio, locais de lazer e convívios sociais, entre outros.

https://www.todamateria.com.br/mobilidade-urbana/

Importância Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana, ou seja às condições de deslocamento de pessoas em um determinado espaço, é de extrema importância principalmente quando o assunto é uma boa qualidade de vida, pois através de uma boa gestão, a redução na emissão de poluentes de veículos e a a diminuição do congestionamento dos mesmos impactua positivamente sua população. Através de projetos que buscam diminuir a utilização de veículos poluentes e substituí-los por meios mais sustentáveis, a fim de utilizar veículos não-motorizados ou até mesmo veículos coletivos. Tendo em vista, que há 1 automóvel para cada 4,4 habitantes, os automóveis além de causarem congestionamentos, engarrafamentos, elevam a quantidade de acidentes de trânsito. Com isso, os veículos não-motorizados como as bicicletas por outro lado podem ser mais ágeis que um carro, pois conseguem transpassar congestionamentos.

Ou seja, se sobra tempo no engarrafamento, falta tempo para buscar o filho na escola, curtir um jantar com a família e outras atividades de lazer que ficam prejudicadas.

https://www.itransport.com.br/o-que-e-mobilidade-urbana/#:~:text=De%20fato%2C%20a%20mobilidade%20urbana,parte%20do%20sistema%20de%20transporte.

  https://fia.com.br/blog/mobilidade-urbana/

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/

Impactos Mobilidade Urbana

- Cansaço e irritação;

- Faltas, atrasos, afastamentos no trabalho;

- Maior risco de acidentes de trabalho; (quanto maior o número de automóveis na rua, maior o risco de acidentes de trânsito)

- Rotas demoradas; (ocasionadas pelos congestionamentos)

- Limitação de fluxo;

- Poluição do ambiente; (os carros produzem 72,6% dos gases que provocam o efeito estufa, segundo um estudo feito pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA))

- Sobrecarregamento do espaço;        

https://www.todamateria.com.br/mobilidade-urbana/

https://audaztec.com.br/blog/qualidade-de-vida-e-mobilidade-urbana-entenda-essa-relacao/

[pic 1]

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/

Mobilidade Urbana na Pandemia

Desde o início da pandemia ocasionada pelo vírus  Sars-Cov-2, que resultou na doença nomeada como COVID 19, empresas optaram pelo home office e o governo isolamento social, a fim de preservar a vida de seus funcionários e a população e reduzir custos fixos com a infraestrutura. Com isso, houve uma diminuição de deslocamentos, que segundo a pesquisadora Luziane Machado, ocorreu uma redução de 80% em sua cidade, Goiânia (GO).

Em São Paulo, o número de acidentes no trânsito também diminuiu drasticamente, com o índice de acidentes menores em 31,3%. E a diminuição de automóveis na rua, levou ao aumento do uso de bicicletas, que acabou sendo substituindo até a caminhada, a fim de reduzir o contato físico, aproximação com outras pessoas.

Porém, o que preocupa os pesquisadores é a pós pandemia, pois segundo eles, os usos de veículos próprios para deslocamento tendem a aumentar, tendo em vista que as pessoas tentarão evitar e terão receio de utilizar transportes públicos, por se tratarem de um local com alto risco de contaminação. Mas projetos estão sendo realizados a fim de reduzir os impactos da pandemia após seu término e acredita-se que muitas empresas continuarão trabalhando em home office, visto seus benefícios.        

https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/o-impacto-do-home-office-para-a-mobilidade-urbana/

https://www.uninter.com/noticias/o-que-mudou-na-mobilidade-urbana-com-a-chegada-da-pandemia

Exemplos de projetos

  1. Semáforos Inteligentes

Os semáforos inteligentes são semáforos que realizam a coleta de dados e monitoramento das vias, e conseguem detectar se um veículo está próximo ou não, e com isso, decidir quando devem abrir ou fechar o sinal. Porém, o mais interessante é que esses semáforos têm a capacidade de priorizar os transportes coletivos e bicicletas, e possuí como objetivo a melhora do fluxo do tráfego da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (338.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com