TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mudança Organizacional

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RELATÓRIO FINAL – SITUAÇÃO PROBLEMA X

Grupo:

Nome

RA

Papel

2

  1. Definição do problema

Como a cultura organizacional da empresa pode afetar no desenvolvimento dos colaboradores?

  1. Conceitos Relevantes

Cultura organizacional consiste em um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores, em todos os níveis, desta maneira, trata-se de um conjunto de características que são usadas para distinguir uma empresa das demais organizações, sendo elas, a focalização nas pessoas, controle, tolerância de conflitos e orientação para fins e meios dentre outras. Assim como os demais fatos, a cultura organizacional também lida com suas vantagens e desvantagens, sendo assim, como vantagem tem o privilégio na resolução dos problemas internos da organização, diminuição dos conflitos e diferença entre os colaboradores, mantendo o controle da gestão e devolvendo uma imagem positiva da organização para quem a enxerga de fora. A única desvantagem que a cultura organizacional pode vir a trazer é se ela de alguma forma, puder impedir que a empresa progrida, sendo assim, criando obstáculos e mudanças. Toda cultura organizacional se apresenta com três níveis diferentes, conhecendo-os: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. Artefatos: Consiste no primeiro nível da cultura organizacional, sendo ele o mais superficial, visível e perceptível, sendo as coisas concretas que cada indivíduo vê, ou sendo quando se depara com uma organização. Valores compartilhados: Consistem ao segundo nível da cultura, sendo eles os valores relevantes que se tornam importante para as pessoas e que definem as razoes pelas quais elas têm determinadas atitudes. Pressuposição básicas: Consiste no nível mais íntimo e profundo da cultura organizacional, sendo as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura organizacional pode ser dividida que quatro tipos, sendo elas: a cultura adaptativa que se caracteriza pela sua flexibilidade, a conservadoras que se caracteriza pela manutenção de ideias, costumes e tradições, as culturas fortes que os valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários influenciando comportamentos e expectativas e as culturas fracas que facilmente são mudadas.

Segundo CHIAVENATO (2005) a diversidade significa as grandes diferenças humanas básicas em uma determinada situação. A diversidade no ambiente de trabalho é um aspecto típico do contexto globalizado dinâmico e competitivo de hoje.

De acordo com Cox Jr. (1993 apud CARVALHO; HANASHIRO, 2005) a diversidade cultural é a representação, em um sistema social, de pessoas com afiliações a grupos claramente diferentes em termos de significado cultural.

No ambiente organizacional a diversidade cultural é dividida pelo grupo das minorias (mulheres, negros, pardos, indígenas, homossexuais) e pelo grupo das maiorias (homens, brancos e heterossexuais). O grupo de maiorias geralmente ocupam cargos hierárquicos altos (direção, presidência, gerência). Já o grupo de minoria que muitas vezes teve dificuldade em ter acesso à educação, ocupam cargos de baixa hierarquia. É sabido que a diversidade cultural pode ser tanto benéfica quanto negativa para uma empresa. Porém tende a ser mais positiva do que negativa. A organização que consegue lidar com a diversidade, acabando com a discriminação, tem uma maior vantagem de mercado, torna se mais competitiva e lucrativa, pois tem custos reduzidos com rotatividade e faltas de funcionários, maior número de pessoas criativas e proativas. De acordo com Andrew J. Dubrin (2003) as empresas que mantém a diversidade cultural atraem os melhores candidatos e terão menos processos judiciais fundamentados em discriminação de raça, idade ou sexo. E a probabilidade de melhores soluções para um problema é maior quando há um grupo diversificado, pois serão resultados de diferentes modos de pensar e experiências.

O que pode ocorrer negativamente são os conflitos atrelados à diferença, o que pode ocasionar brigas. Deve se então gerenciar as diferenças, cabe a gestão estimular os pontos positivos e fazer de tudo para minimizar os pontos negativos.

Além disso outros fatores que está intrinsicamente relacionado com a cultura organizacional e o desenvolvimento dos colaborares é a responsabilidade social e ambiental. Tendo em vista que fazem parte de valores que devem ser compartilhados dentro da empresa.

 De acordo com o meio social aqueles que visam a qualidade de vida da sociedade tem por assim dizer dentro de suas diretrizes uma responsabilidade com a sociedade.

No meio empresarial não retrata diferente a situação a qual ela exerce em torno da sociedade, agora por sua vez busca analisar os acontecimentos seja eles políticos ou econômicos ao longo do tempo, para que assim possa traçar analisando esses dados uma forma de estrategicamente adotar medidas que contribua para melhorar o bem estar da sociedade a qual ela serve. Com isso se tem cada vez mais empresas adotando estratégias socioeconômicas que no fim vieram atender a toda sua gama de clientes e parceiros, de colaboradores aos acionistas, pensando no todo para atingir seus objetivos.

Atualmente o equilíbrio dentro da empresa entre lucratividade, fatores sociais e ambientes, são constantemente levados em conta no mercado, empresários, acionistas, investidores buscam o ponto de equilíbrio dentro das empresas para poder investir nela, isso nos traz um retrato do quão importante ter esse equilíbrio para poder assim conseguir atingir os resultados buscando os objetivos da empresa.

  Responsabilidade ambiental nada mais é do que as ações que as empresas tomam em seu desenvolvimento que são voltadas a sustentabilidade, ou seja, em compromisso com meio ambiente, pois muitas empresas crescem sobre esse fator, adquirindo recursos, porem deteriorando a natureza. Por isso é importante pensar sobre crescimento econômico e proteção do meio ambiente, que devem andar lado a lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com