TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Administração de Conflito

Por:   •  5/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflito

Módulo:

Aluno: Thays Poffo

Turma: 1122-29

Tarefa: Observar atividades de negociação pode ser uma boa estratégia para adquirir conhecimento na área e desenvolver habilidades necessárias a essa prática.

Considerando tal perspectiva, propomos, nesta atividade, um olhar sobre o processo de negociação a partir de cinco filmes e duas séries que abordam o tema. São eles:

  • O poderoso chefão (1972), de Francis Ford Coppola;
  • Hotel Ruanda (2004), de Terry George;
  • Coach Carter: treino para a vida (2005), de Thomas Carter;
  • Senhor das armas (2005), de Andrew Niccol;
  • Capitão Phillips (2013), de Paul Greengrass;
  • O lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese;
  • House of Cards (2013-2018), de Beau Willimon, e
  • La casa de papel (2017), de Álex Pina.

Desse modo, para a realização desta atividade, você irá selecionar um dos cinco filmes listados e analisar a dinâmica de negociação nele representada. Tome por base a teoria estudada ao longo do curso.

A análise da negociação retratada no filme eleito deverá contemplar os seguintes pontos:

  1. breve resumo da cena analisada;
  2. classificação das partes envolvidas (atores da negociação);
  3. identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas;
  4. avaliação das etapas da negociação;
  5. descrição da comunicação verbal e não verbal;
  6. avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias;
  7. estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

Introdução

O trabalho apresentado a seguir, tem como objetivo analisar a série La Casa de Papel, uma série que conta a história de um grande roubo na casa da moeda na Espanha, através de um grupo de assaltantes previamente instruídos e treinados para esse grande golpe.

Uma série que apresenta de várias formas como administrar uma equipe e seus diversos conflitos, tanto interno entre o grupo e externo, no caso os assaltantes e os reféns.

Para Castro, a dedicação de tempo e a preparação do planejamento, melhora a atuação e aumenta a probabilidade de a negociação ter sucesso.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

Mostraremos, o segundo episódeio da primeira temporada, que os detalhes e processo de negociação estão bm evidentes e claros. Temos dois principais personagens, que interagem bem nesse processo de negociação que descrevo abaixo.

1. Breve resumo da cena analisada

Após a entradada dos assaltantes é dado inicio ao plano de roubar a casa da moeda da Espanha, reféns rendidos e policiais em volta do local, juntamente da impressa local e mundial acompanhando todo o assalto.

O chefe da polícia designa a Inspetora Raquel para assumir toda a negociação entre as partes envolvidas. É efetuada uma chamada telefônica e o líder do grupo, denominado como Professor, atende a chamada, eles se apresentam e é dado inicio as conversas onde eles se analisam para criar estratégias de ação.

2. Classificação das partes envolvidas (atores da negociação)

Os protagonistas são o Professor, que articula como bandido e a Inspetora Raquel como defensora da população” e dos reféns. Não podemos deixar de apresentar os demais atores que se envolvem na trama: governo, mídia, demais policiais e opinião pública.

3. Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas

Durante todo o seriado, o Professor é o dominante no poder de conhecimento, pois é ele quem tem todo manual de negociação da policia, sabe quando e como negociar.

Alem de ser muito estrategista, ele também acaba sendo sincero em seus aportes com a inspetora, principalmente quando ele pede “tempo” para a policia. Esse tempo é extremamente necessário para a execução e sucesso do assalto, assim os bandidos podem produzir o máximo de dinheiro possível.

O outro protagonista, a Inspetora Raquel demonstra perante a mídia que a polícia está no controle, que não é o caso, mas ela apenas quer acabar com tudo e principalmente sem vítimas e os assaltantes presos.
Outras fontes de poder são legitimidade que ambos procuram em seus diálogos para dar continuidade as negociações e a persuasão, vindos do Professor, uma maneira de despistar e ganhar tempo.

 

4. Avaliação das etapas da negociação

Podemos verificar várias etapas de negociação, nas cenas, como planejamento de ambos para execução de suas tarefas, no caso do Professor seria: o planejamento do assalto, a escolha dos bandidos, o local que iria monitorar a execução do assalto que era planijado há anos minuciosamente e da polícia que preparou uma tenda com escutas, pessoas para buscar informações estratégicas pra negociação e principalmente definir a finalização do assalto.

Vale ressaltar que o Professor está a frente nessa etapa, visto que há um interesse com a polícia em não ferir ninguém.

Existe um interesse comum em ambas as partes nas cenas, para deixar um ambiente o mais positivo possível para as negociações, com tons de diálogo e valores. Ressaltamos também o auto controle emocional, principalmente do Professor.

5. Descrição da comunicação verbal e não verbal

Em várias cenas, verificamos a comuicação verbal, que se destaca o Professor se comunicando sempre de forma educada, formal, sem demonstrar suas angustias. A inspetora mantém a mesa linha de comunicação na maioria das cenas que são interagindo com o Professor, nas demais com a pressão dos colegas policias a angustia e preocupação vem à tona.

A comunicação não-verbal, vem atrelada e bem distinta na cena que o Professor, questiona a roupa da inspetora, uma forma estratégica de enxergar por tras da narrativa da inspetora sobre seus trajes e além de ganhar tempo. De inicio a inspetora se recusa, mas cede e se descreve. Esse fato se enquadra na matriz de concessões, onde há pouca relevância pra um e muita para outro.

Mesmo diante de muita pressão, a inspetora mantém a calma e sobretudo se mostra xxxx

6. Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias

Foram observados alguns pontos como: estabilidade emocional; busca recíproca por interesses entre os dois principais atores;

Como melhoria, a inspetora deveria deixar de se limitar tanto nos questionamentos ao professor em suas negociações, melhorar a técnica a deixaria melhor sucedida.

7.Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional

A negociação dentro do ambiente de trabalho é diária, hoje como auditora financeira, preciso negociar prazos e trabalhos a serem priorizados. Precisamos de boa comunicação e persuasão em muitos momentos, a paciência na espera de informações é uma virtude que precisa ser trabalhada diariamente, assim podemos cuidar para que não haja conflitos.

Ademais, negociamos diariamente em nosso vínculo familiar, com pais, filhos, amigos. Precisamos de muita comunicação e inteligência emocional para driblarmos nossos conflitos.  

Considerações finais

 

A série foi uma surpresa para indústria de streaming, virou sucesso pela sua persuasão e emoção em cada episódio. Reflexiva para vida e trabalho, nos ensina a liderar, a ser fiel, ético, o trabalho em equipe, a gestão de projetos é muito bem clara em várias cenas e principalmente a negociação e barganha.

Uma série que virou ícone, que nos mostra o poder de uma boa trama, principalmente quando nos faz refletir em como podemos mudar nossa forma de pensar, e que a persuasão transforma bandidos em mocinhos, na série muito bem escrita, por muito momentos ficamos a favor dos assaltantes.

Referências bibliográficas

CASTRO, Marcela Souto. Negociação e administração de conflitos. Rio de Janeiro: FGV, 2022.

EL PAIS. La Casa de Papel’ supera 34 milhões de espectadores e reforça estratégia internacional da Netflix.Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/01/cultura/1564671328_371797.html> Acesso em 05/01/2023.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com