TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e administração de conflitos

Módulo: III

Aluno: na

Turma: MBA Liderança Inovadora

Tarefa: Atividade Individual – Análise Negociação – Filme Coach Carter

Introdução

O objetivo deste trabalho é através de uma cena do filme Coach Carter, analisar um processo de negociação, classificando partes envolvidas, identificando fontes de poder e etapas da negociação.

Baseado em fatos reais, o filme retrata a realidade de uma escola de subúrbio e conta a história de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos que aceita o desafio de voltar a escola onde estudou, em Richmond-Califórnia, e treinar garotos de um time de Basquete, ensinando lições que vão muito além do esporte.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

Resumo da Cena:

O filme todo mostra muitos momentos de negociação, desde a chegada do treinador na escola, quando enfrenta a resistência dos alunos ao seu estilo autoritário e disciplinador, passando por todos os desafios enfrentados por ele e pela equipe frente as dificuldades do dia-a-dia em um subúrbio, com expectativas baixíssimas, pois a realidade era o caminho do crime e das drogas.

O seu trabalho começa com algumas desavenças, pois os garotos não estavam acostumados a

seguir regras. A rigorosidade do técnico trouxe problemas não só com os alunos como também

na escola que era treinador. O treinador modela os alunos dia após dia, quando por

consequência começam a sair campeões em competições, Carter decide ampliar seu trabalho,

onde exige bom rendimento escolar para que eles possam competir. Isso gera muita revolta

tanto na escola, como no aluno, e mais ainda na família dos jogadores.  Apesar de toda

pressão e negação a seu trabalho, Carter continua em sua meta de formar jogadores educados

por completo.

O seu trabalho começa com algumas desavenças, pois os garotos não estavam acostumados a

seguir regras. A rigorosidade do técnico trouxe problemas não só com os alunos como também

na escola que era treinador. O treinador modela os alunos dia após dia, quando por

consequência começam a sair campeões em competições, Carter decide ampliar seu trabalho,

onde exige bom rendimento escolar para que eles possam competir. Isso gera muita revolta

tanto na escola, como no aluno, e mais ainda na família dos jogadores.  Apesar de toda

pressão e negação a seu trabalho, Carter continua em sua meta de formar jogadores educados

por completo.

O trabalho do treinador vai além de treinar uma equipe de basquete e, seu objetivo é mudar a realidade daqueles jovens, mostrando que a educação é o caminho para uma vida de vitórias. Dessa maneira o treinador insere métodos considerados exigentes por parte dos alunos, como exigir resultados positivos nos estudos para ser aceito no time.

A cena aqui analisada, trata-se do momento em que o treinador verifica que o contrato acordado entre as partes não estava sendo cumprido pelos jogadores, toma uma atitude radical de fechar o ginásio e proibir os treinos e é submetido a um Juri. O desenrolar da cena inicia-se com o treinador apresentando um contrato aos alunos, com regras e acordos que deveriam ser seguidos para que o mesmo seguisse com o seu trabalho como: frequência de aula, notas, postura nas aulas e nos jogos (obrigatoriedade do uso de gravatas nos dias de jogos), dentre outros. Com a contra-partida de que somente dessa maneira os alunos teriam resultados positivos e alcançariam seus objetivos.

Os jogadores começaram a ter bons resultados, porém parte do estabelecido em contrato não estava sendo cumprido em relação ao rendimento dos alunos em sala de aula. Diante disso, o treinador decide fechar o ginásio e cancelar os treinos até que os alunos cumprissem sua parte no acordo, ou seja, estudarem e tirarem boas notas.

A tomada de decisão de Carter teve uma repercussão negativa e tanto alunos quanto pais e a própria escola começaram a pressionar o treinador para que voltasse atrás em sua decisão, o mesmo manteve-se firme e então foi levado a um juri para resolução do caso. “O julgamento” demonstra uma etapa importante em todo processo de negociação, alinhamento de objetivos, ao ser julgado, o treinador expõe suas estratégias em relação ao grupo e deixa claro que não continuará a frente da equipe, exercendo sua função, caso perca pois isso iria contra seus principios. Quando a votação vai contra o treinador e o ginásio é reaberto, os alunos se negam a jogar até que consigam cumprir as regras estabelecidas.

Atores da negociação:

Aliado: A Diretora, que no inicio não acreditou e nem incentivou os métodos do treinador, neste momento em questão tornou-se uma aliada, pois ja havia vislumbrado os objetivos do projeto e o que o mesmo traria de beneficios para os alunos, para a escola e para ela também, por estar a frente da gestão da escola;

Adversários: os pais atuam por não entenderem os beneficios que o projeto do treinador Carter traria ao futuro de seus filhos;

Interlocutores ou intermediadores: O Conselho de Pais e Mestres pois negociam para resolver o impasse do ginásio fechado, atuando influenciados pela presença da comunidade e decidindo pela abertura do ginásio.

Fontes de Poder:

O treinador tem a seu favor importantes fontes de poder, conta com um planejamento muito bem elaborado e um grande poder de persuação. Tem um MACNA forte pois tem outra fonte de renda e o novo projeto não pode ser afetado por situação financeira. Ele conhece muito bem o ambiente onde irá atuar, as pessoas com quem ira negociar e o ambiente externo, pois também morou na comunidade e estudou na escola em questão. Mas o ponto forte da sua fonte de poder é estabelecer um interesse comum a todos, mostrando que seus objetivos trariam ganhos a todos. Em relação a ferramentas utilizadas por ele, passam por conhecer os valores das pessoas do local, então ele sabe como lidar com essas pessoas, ele usa da autoridade para estabelecer, impondo regras e condições aos jogadores, passa pela barganha, negociando situações que possam attender aos objetivos do projeto e chega a uma situação de integração, onde consegue a cooperação dos alunos e da escola.

Etapas da negociação:

O filme nos mostra claramente todas as etapas de uma negociação, o Planejamento quando ao aceitar o desafio ele conhece o contexto, o lugar, a cultura das pessoas, as dificuldades vividas e o que pode influenciar no processo. Durante a execução ele impõe sua exigencies, deixa claro onde quer chegar e como conduzira a equipe para chegar, neste momento ele fortalece a equipe fisica e mentalmente, busca foratalecer o relaciomento entre eles e os motiva a buscarem o seu melhor desempenho.

A cena analisada mostra o encerramento de uma das negociações, onde ao verificar que uma das partes não estava cumprindo com o acordado, ele toma atitudes para mostrar que não abrirá mão do que foi estabelecido, alinha os objetivos com a equipe e corrige os desvios ocorridos, fazendo com que cada um busque cumprir as suas metas estabelecidas.

Comunicação Verbal e não Verbal:

A comunicação mais marcante no filme como um todo é a verbal, onde o treinador se utiliza de uma comunicação assertive e efciente, sempre acompanhada de exemplos praticos e de vida, usando uma linguagem firme porem integradora. Ele cria também mecanismos de comunicação não verbal quando cria uma linguagem propria do grupo com sinais e códigos para as jogadas.

Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias:

Os aspectos positivos da negociação foram todas os fontes de poder que o treinador detinha, desde o conhecimento da escola, da realidade da comunidade e dos alunos atér a sua capacidade de mostrar a todos as possibilidades de ganhos que teriam e com firmeza conduzir um processo cheio de obstaculos. Ter a oportunidade de se manter inabalavel em suas convicções, o que garantiu a segurança que o fez persistir. O filme mostra que ao conduzir uma negociação é muito importante ter bem definido o objetivo a ser alcançado. O que poderia ser melhorado, a meu ver, era buscar aliados no inicio da negociação, se a escola e os pais entendessem antes a importância do que estava planejado pelo treinador, para a vida daqueles jovens e para a melhora da propria comunidade, o processo de negociação seria facilitado e o objetivo esbarraria em menos dificuldades.

Fazendo o paralelo com a minha realidade profissional, a atividade que exerço me expõe a varios momentos de negociação, com minha equipe na busca por um melhor desempenho no trabalho, traçando metas e objetivos e negociando maneiras de atingirmos os resultados de forma cada dia mais eficiente, nesse processo busco sempre mostrar a eles que a intenção é que todos ganhem, segundo Junqueira (1998), “negociar é um processo de atendimento às necessidades mútuas” por isso levo sempre em consideração todas as colaborações e busco atender as necessidades de cada um, ou seja, esse processo de negociação a meu ver tem que ser baseado no ganha-ganha.

Com meus clientes em relação a produtos e serviços que a minha empresa oferece e, por atuar em uma instituição financeira, essas negociações sempre envolvem a intenção de ganho por se tratar de dinheiro e, assim como no filme ja constatei que ter um planejamento bem elaborado é uma grande vantagem. O meu perfil é diferente do analisado aqui neste trabalho, quase sempre me encaixo no perfil apoiador mas em alguns momentos acredito ser necessário uma postura mais exigente para manter todos focados no resultado que se espera.

Considerações finais

Conclui-se que a finalidade da disciplina e dessa analise é a de compreender a importância da arte de negociar, pois o processo de negociação está presente em nosso dia-a-dia, tanto na vida Pessoal quanto na profissional.

Negociamos em muitos momentos da nossa vida e a disciplina evidencia a necessidade de desenvolvermos habilidades de negociação, pois vivemos em um mundo de conflitos e jogos de interesses, por isso fica claro que quando estamos preparados, com bom planejamento, com as fases de execução bem alicerçadas a finalização quase sempre será positiva ou no minimo teremos uma melhor alternativa em caso de não acordo.

Referências bibliográficas

Coach Carter: treino para a vida (2005), de Thomas Carter

CAMPOS, E. Quer ser Ph.D em negociação? Época NEGÓCIOS, 2012. Disponível em: https://www.williamury.com/quer-ser-ph-d-em-negociacao/. Acesso em: jan. 2020.

FRANÇA, Sulivan. 3 lições aprendidas com o filme Coach Carter: treino para a vida.  Disponível em: <www.slacoac hing.com. br/artigo s-do - preside nte/3- licoes-do-filme-coach-cart er>.  Acesso em: jan. 2020.

SOUSA, Fernando de. Análise do filme “Coach Carter – treino para a vida”. Disponível em:

<www.fernandodesousa.wordpress.com/2014/07/30/analise-do- filme-coach-carter-treino -para- a-vida/>Acesso em: Jan. 2020

JUNQUEIRA, L.A.C. Negociação – tecnologia e comportamento. Rio de Janeiro: COP, 1998.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com