TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  16/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos- 0423-2

Módulo: Negociação e Administração de Conflitos

Aluno: João Paulo Aparecido Arruda

Turma: MBA Executivo: Gestão com Ênfase em liderança e Inovação

Tarefa: Atividade Individual (AI)

Introdução

A negociação de conflitos esta em nosso dia-a-dia, não envolve somente a vida profissional e sim esta em todas as etapas. Saber lidar nesse processo é primordial para o sucesso e principalmente para a satisfação pessoal.

A serie “La Casa de Papela”, apresenta diversas etapas referente a negociação de conflitos, desde o inicio quando planeja o assalto, quando também em algumas ocasiões que algo sai do planejado, o que leva clima de tensão e principalmente negociação dentro da equipe para ter a melhor desfecho possível. A serie retrata também negociações quando envolve outros grupos que não estão sob sua liderança. Quando tem que negociar com a própria policia.

Visando melhor compreensão do tema e com objetivo de visualiazar o tema, analisamos o filme “Capitão Phillips”, o qual aborda o ataque ocorrido em um navio. Nesse contexto o navio comandado pelo Capitão Phillips é atacado por piratas da somalia.

Esse filme retrata a todo momento formas de negociação de conflitos e as diversas ferramentas que devemos utilizar para o sucesso seja ele na vida profissional ou pessoal onde estamos lidando a todo momento com esse tipo de situação.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme a todo momento traz diversos processos de negociação de conflitos, no inicio quando as lanchas preparam para iniciar o ataque, o convencimento de comunicação com a marinha americana, faz com que uma equipe de piratas desiste do ataque. Durante todo o filme ilustra dezenas de cenas de negociação e principalmente para o convencimento.

A primeira parte é a tranquilidade do capitão em momentos de tensão, passar para sua equipe manter a calma e principalmente analisar as circunstancia de forma rápida para definir a estratégia a ser seguida durante o ataque ao navio.

Ao verificar a entrada dos piratas comandanda por muse, o capitão Phillips, determina que toda tripulação esconda no barco, visando manter a segurança de todos.

Nesse contexto traz-se uma boa reflexão no poder de liderança, onde sua equipe ouviu atentamente seu capitão, pois confiava no seu poder para não deixa-los serem mortos durante o ataque, eles ao esconder ajudam o capitão a ganhar tempo no que refere-se a negociação.

Ao tomatr o controle, tem-se as ferramentas de negociação e estratégia do capitão Phillips.

Como todo bom negociador que atua na resolução dos conflitos, tem-se a boa comunicação de forma verbal, transmitir a confiança no assunto que esta abordando. O Capitão Phillips, demostrou isso, mantendo foco, no olhar quando dirigia a Muse, demonstrando o respeito e dando ao capitão Muse a ideia de poder do mesmo, e somente a comunicação verbal não é suficiente para passar essa situação, mas fundamental a comunicação não verbal, gestos e atitudes para demostrar essa aceitação.

Durante a cena, que o capitão Phillips entende a situação do Pirata Muse, sobre as questões que ele busca, no que ele pretende alcançar. Colocar no lugar do outro é fundamental em uma negociação de conflitos para entedar qual o objetivo que cada interlocutor. O capitão Phillips demonstrou isso com Muse, o que podemos relacionar com fator determinante para continuidade e principalmente não ter levado a execução do capitão. Nesse comtexto o conhecimento é fator principal para o sucesso.

Durante a solução dos conflitos entender também a diferença de poder das partes interessadas é fundamental, pois de um lado temos os Estados Unidos, do seu amplo poder de guerra e econômico e do outro a somalia dividida em guerras frias em busca de alguma forma igualdade.

Nesse contexto podemos fazer uma comparação a teoria de Rawls, onde a justiça com igualdade é contratualista, porém limitada.

Durante a cena tem-se a negociação visando todos ganharem, no caso dos 30 mil dólares que o capitão estava disposto a perder e o pirata Musse poderia fugir com esse valor e todos sairiam ganhando nessa negociação e o conflito se encerraria, porém não houve desfecho dessa situação, uma vez que o conflito não foi resolvido durante essa etapa.

No filme verificamos diversas etapas de  negociação de conflito explorados no roteiro do filme, quando se tem o primeiro contato entre os dois principais interlocutores. Os os capitães discutem sobre o carregamento do navio, entender a situação de cada uma das partes envolvidas.

Ao dissertarem sobre o tem, sobre toda a situação do conflito e busca de alternativas onde poderia ter desfechos onde ninguém sairia ferido, porém o que não correu, pois não houve acordo.

Verifica-se a falta de preparo e objetivos em uma das partes, no caso capitão Muse, o que levou ao desfecho final com a morte devido ao grande poder econômico dos estados unidos para acabar com conflito, e infelizmente uma parte saiu totalmente defastada devido a morte da equipe de muse.

Verificamos diversos aspectos positivos ao longo do filme, no que refere-se ao Capitão Phillips, podemos citar:

-O conhecimento e principalmente a persuasão. Quando ele estabeleceu a rota do navio, provavelmente ele tenha analisado os riscos e principalmente buscou verificar a historia por traz dos ataques.

- O jogo de ganha ganha, onde as trocas estabelecidas podem levar ao ganho de todos, como no caso da recompensa em dinheiro, fim do ataque e a fuga pelos barcos, porém nesse caso não teve sucesso.

-A comunicação verbal e não verbal, levando a confiança dos interlocutores envolvidos é fundamental para o sucesso.

- Controle emocional em situações de stress e risco envolvidos é fundamental para ter o controle da situação.

Ao trazer para o aspecto profissional, verificamos que estamos sob as situações abordadas o tempo todo. Lidamos com situações e pessoas de diferentes poderes aquisitivos. Quando estamos em uma linha de produção, pessoas que dependem inteiramente do seu salario para manter as necessidades básicas de sobrevivência, conjuntamente com pessoas que estão ali para dobrar seu patrimônio.

As negociações resoluções de conflitos são diária para um gestor, lidar com a parte técnica de todos colaboradores e também com a situação emocional, diferente de uma maquina que pode ter ciclos contínuos de desempenho, o ser humano oscila por diversos fatores sociais e emociaonais.

Em uma solução de conflito sempre tentar enxergar a situação pelo lado do outro interlocutor, como verificado no texto de William, sobre a solução do conflito que referia-se a questão de propriedade cibernética, onde um processo duradouro foi resolvido quando as partes resolveram entender suas situações semelhantes.

Considerações finais

Os conflitos são diários em nossas vidas pessoais e profissionais e devemos dar atenção as situações visando aprendizado e principalmente verificar a forma de agir em cada situação, visando sempre a boa comunicação para o aprendizado.

A arte de negociar conflitos demanda conhecimento da situação eprincipalmente boa comunicação e controle emocional para lidar com as situações de conflitos.

Qualquer conflito antes de iniciar negociação deve ser verificado de forma clara e objetivas de cada uma das partes, visando verificação do ponto de vista de cada situação, somente assim entenderemos os motivos das discussões.

Solução de conflitos e negociações é extremamente necessária o aperfeiçoamentos continuo, pois somente se tornará um bom intermediador, quando tiver lidado com diversas situações, podendo ser que tenha saído vencedor ou não, assim aprenderá as formas de lidar para cada uma das situações.

Referências bibliográficas

Capitão Phillips (Captain Phillips), Paul Greengrass, EUA, 134 min., 2013. Disponivél em youtube, acesso em 27/05/2023 as 20:30.

RAWLS, John, Uma teoria da justiça, 3a edição, São Paulo: Martins Fontes, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com