TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

A organização de produção é referente a um lote de 80 litros de iogurte. Trabalham na produção cinco pessoas, sendo estas do sexo feminino e masculino. A produção de iogurte inicia-se com a pasteurização do leite, este é aquecido a uma temperatura de 90° C e depois mantido à 45° C. Após sua pasteurização são adicionados ingredientes como açúcar e bactérias que são responsáveis pela fermentação do leite (convertem lactose em ácido lático originando o iogurte), com o término da fermentação inicia-se o processo de resfriamento do leite. Como os processos citados anteriormente necessitam de bastante tempo para serem concluídos, a produção se estende para o dia seguinte. A etapa seguinte é a adição de aroma, polpa de frutas e corante, após a mistura com esses componentes o iogurte já está pronto, bastando ser envasado. O processo de produção do iogurte pode ser observado a seguir na Figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Etapas de produção do iogurte com o intuito de detalhar o processo produtivo, coletaram-se os tempos de execução das etapas citadas anteriormente, os tempos das quatro primeiras etapas podem ser observados a seguir na Tabela 1.

Tabela 1: Cronometragem das etapas Etapa Descrição Tempo de Execução (minutos)

Etapa

Descrição

Tempo de Execução (minutos)

Pasteurização

20

Mistura de ingredientes

420

Resfriamento

600

Adição de aroma, corante e polpa de frutas

55

Total

1095

Para a realização dessas quatro etapas serão gastos 18 horas e 15 minutos, esse tempo não pode ser diminuído, pois é durante essas etapas que são definidos a consistência e o sabor do iogurte. Essas etapas são controladas visando à melhor qualidade possível, uma tentativa de reduzir esse tempo poderia comprometê-la.

A etapa seguinte é a de envase do iogurte (realizada em garrafas de 200 ml). Essa etapa subdivide-se em três partes: A primeira é a de higienização, onde as garrafas são lavadas com água quente, para depois seguir para o envasamento. A segunda parte é a de envase, na qual ocorre o transporte das garrafas até a máquina e o enchimento das mesmas. Após serem enchidas seguem para a terceira parte, a de lacre, na qual ocorre a fixação de tampas nas garrafas. Após essas três sub etapas, as garrafas seguem para o armazenamento.

 A seguir na tabela 2 os tempos da etapa de envase. Tabela 2: Cronometragem da etapa de envase do iogurte

Tabela 2: Cronometragem da etapa de envase do iogurte

Sub Etapas

Descrição

Tempo de Execução (minutos)

Higienização

65

Envase

217

3ª

Lacre

69

Total

351

Nota-se que a realização dessa etapa é de 5 horas e 51 minutos, sendo que nesse intervalo de tempo são envasados 500 litros de iogurte em 2500 garrafas de 200 mililitros cada.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Os canais de distribuição aparecem como a principal forma da empresa adquirir vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Com relação aos outros componentes do marketing mix sustentar esta vantagem tem se tornado cada vez mais difícil. No produto, a rápida transferência de tecnologia faz com que o mesmo seja copiado tanto em termos de design e outras características. Com relação aos preços, a facilidade de se operar em vários lugares possibilita a oferta de preços cada vez mais acessíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (171.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com