TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação efetiva do professor e do aluno na construção conjunta do conhecimento

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

ROSEMEIRE MARIA RODRIGUES COIRO

CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

MATÉRIA: Desenvolvimento Profissional Docente

SENAC – Polo Aclimação/SP

Atividade

Considere o pressuposto de que o objetivo do ensino é fazer aprender e que o professor é um mediador do aprendizado através da interação entre ele, o aluno e o conhecimento e que este processo implica numa construção conjunta de conhecimento. Por outro lado, o professor é chamado a se atualizar, a rever seu conhecimento e sua atuação frente às mudanças sociais e educacionais, através da educação continuada.

Relacione estes processos: como se complementam e no que são diferentes em suas propostas.

Professora: Renata Candido

São Paulo

2013


A participação efetiva do professor e do aluno na construção conjunta do conhecimento.

O processo de ensino aprendizagem nos dias atuais depende não só do professor e sim do educador e educando, é um processo de aprendizagem em conjunto.

Os avanços tecnológicos criaram superação de limites aos professores sendo orientados a partir de uma nova lógica e uma nova cultura, alterando assim principalmente os procedimentos didáticos. O professor agora é um parceiro no que diz respeito a orientação do aluno com novas alternativas, diálogos e trocas de conhecimentos, ou seja, uma retroalimentação do processo de aprendizagem, onde todos estão estimulados a assimilar, os conteúdos e métodos aplicando-os de forma independente e criativa nas várias situações escolares e na vida prática.

Neste mundo globalizado e com tantas mudanças atuais, cabe ao professor além de ser educador e transmissor de conhecimento, atuar, ao mesmo tempo, como mediador O professor é uma ponte no processo de ensino-aprendizagem, pois ele não deve apenas transferir conhecimento, mas sim possibilitar a construção deste conhecimento de forma crítica e ativa, ele faz com que o aluno aprenda a “pensar” e a questionar por si mesmo e não mais receba passivamente as informações.

Roldão afirma que “saber produzir uma mediação não é um dom, embora alguns os tenham; não é uma técnica, embora requeira uma excelente operacionalização técnico-estratégica; não é uma vocação, embora alguns o possam sentir. É ser um profissional do ensino, legitimado por um conhecimento específico exigente e complexo, de que procuramos clarificar algumas dimensões.” (Roldão, 2007, pg. 102).

Portanto, independente dos questionamentos e discussões a respeito do papel da escola na educação, o professor deve ser um profissional do ensino com conhecimentos específicos e a escola deve ser vista como “instituição do saber”, pois exerce uma enorme importância para toda sociedade.

De acordo com Pérez Gómez (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados compartilhados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A mesma necessita da individualidade e da coletividade ao mesmo tempo, a qual envolve diversos aspectos da escola, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações, a interação de indivíduos que participam da cultura escolar, além dos processos curriculares, pedagógicos e administrativos haverá o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar.

Na sua obra Pedagogia do Oprimido, Freire deixa claro que educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire, 1993, pg 39).

O processo interpsicológico é essencial para o desenvolvimento da autonomia do aluno, como professor ensina e o aluno aprende, ou seja, um compartilhamento de informações e construção de conhecimentos sobre o interesse de determinado assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com