TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Marketing

Por:   •  10/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisa de Marketing

Neste estudo abordaremos alguns temas, faremos uma reflexão a respeito de pesquisa e sua importância, posteriormente, falaremos sobre os processos de pesquisa de Marketing, Sistema de Informações e Pesquisa de Mercado, seus fatos e problemas e os pontos que podem ajudar nessa pesquisa, abordaremos também sobre o controle de qualidade, as Variáveis da pesquisa, quando quantitativa e quando qualitativa, Customer Relationship Management – CRM que um sistema que gerencia informações sobre clientes, suas vantagens e suas funções, como fazer para identificar seus melhores clientes e quanto vale um cliente.

Com o passar dos anos os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando satisfazer seus desejos e necessidades, a satisfação do cliente destaca-se como ferramenta fundamental e indispensável para o sucesso dos negócios e o bom relacionamento entre empresa e consumidor, prezando por qualidade e alguns buscando até mesmo exclusividade. Os produtos antes produzidos em larga escala de forma padrão e sem muitas opções atendiam bem o mercado e eram considerados um produto para todos o que nos dias atuais pode não ser uma boa opção, isso faz com que as empresas busquem atender melhor seus clientes, se estão satisfeitos, se os produtos ou serviços atendem com qualidade, buscar compreender  as forças do mercado em que atua, o que precisa melhorar, o que pode ser mantido entre outros e a pesquisa é o meio pelo qual essas organizações podem analisar, avaliar todos esses parâmetros para atender melhor seus clientes.

O processo de pesquisa de marketing para atingir o efeito desejado deve seguir algumas etapas:

 A primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, quando alguém na organização precisa de informações para responder a uma pergunta, avaliar novas oportunidades de negócio, melhorar as práticas atuais.

Segunda etapa é a condução da pesquisa, por quem será conduzida a pesquisa, pode ser elaborada e conduzida pela própria empresa ou por uma empresa especializada.

Terceira etapa é a formulação da Hipótese, uma formulação provisória, destinada a colocar a pesquisa em andamento, são possíveis respostas ao problema da pesquisa e orientam a busca de outras informações.

Quarta etapa, criação do projeto de pesquisa que é a definição de como vai ocorrer o processo de planejamento da coleta dos dados, como estes dados serão analisados, é importante definir o objetivo da pesquisa, para qual finalidade será usada.

Quinta etapa diz respeito a coleta de dados,  é o processo onde se coleta os dados para pesquisa por meio de técnicas específicas, entrevistas ou questionários que podem ser estruturados, quando as perguntas são objetivas com alternativas elaboradas, semi estruturados, com perguntas objetivas e alternativas abertas ou não estruturados, com questões abertas, esses dados podem ser dados primários, levantados pelo pesquisador, ou dados secundários, coletados de outras fontes.

        Sexta etapa é a interpretação e a apresentação, os dados obtidos ao longo da pesquisa de campo são analisados, compreendidos, tabulados e apresentados para tomada de decisão de Marketing.

        Ao elaborarmos uma pesquisa de mercado podemos analisar diversas situações, fatos/problemas que irão nos ajudar, podemos tentar entender porque está acontecendo queda nas vendas e participação de mercado/lucro, podemos aqui avaliar as razões que está ocasionando isso, qual a sua localização, as dimensões desse problema e as possíveis soluções. Outra informação que podemos obter é: quais são os principais concorrentes e como estão agindo ao mercado? aponta quais os concorrentes em potencial, sua estrutura de participação, pontos fortes e pontos fracos.

        O controle de qualidade é indispensável em uma pesquisa, o primeiro passo é dado na formulação do questionário e a ferramenta para analisar a qualidade do questionário é o pré-teste,  nesta etapa da elaboração do trabalho alguém vai a campo e aplica o questionário no público alvo, em empresas especializadas um especialista em pesquisas de opinião pública, ao analisar o comportamento de quem responde, toma-se a decisão de realizar alterações se necessárias para o bom desempenho da pesquisa. Após realizadas as alterações necessárias deve se acompanhar os trabalhos em campo, verificando através de checagens se não está havendo fraude ou manipulações de resultados, caso isso seja constatado deve se inutilizar todo material. Deve se estipular prazos para que a pesquisa seja realizada e participar do processo de tabulação no fechamento da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com