TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Avaliação Gestão de Pessoas

Por:   •  25/5/2020  •  Exam  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Laiane Cristina Valadão dos Santos                   Período Noturno

Primeira Avaliação - Gestão de Pessoas II

13 de abril de 2020

1 – O treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos, na organização, se colocam como importantes ferramentas no que tange a capacidade de gestão de pessoas. Imagine um cenário em que a legislação exige que os funcionários de um supermercado façam um curso sobre técnicas de limpeza dos equipamentos de uso. Na mesma empresa, um dos trainees está passando por um job rotation tentando adquirir conhecimento e capacitações em diversos cargos da organização. Sobre isso, responda:

  1. Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas consiste na movimentação de pessoas na organização, tanto de maneira vertical quanto horizontal, a fim de expandir conhecimento, desenvolver e potencializar habilidades e atitudes. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar as habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza os cargos a serem ocupados futuramente na empresa e as novas habilidades e competências que serão requeridas. O treinamento é o núcleo de um esforço continuo desenhado para melhorar a atividade das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional.

  1. Especifique qual dos cenários se trata de treinamento e qual se refere ao desenvolvimento do funcionário.

O primeiro cenário onde oferece um curso sobre técnicas de limpeza dos equipamentos se trata de treinamento, pois está direcionado aos conhecimentos básicos de suas funções.

O segundo cenário onde se trata do processo de trainees se refere ao desenvolvimento gerencial, onde o job rotation é uma técnica de treinamento de gestão que envolve a mudança de departamentos, com o objetivo de ampliar sua experiência, aumentar suas habilidades e identificar seus pontos fortes e fracos.

  1. A qual tipo de desenvolvimento essa técnica apresentada se refere.

Desenvolvimento gerencial.

2 – Cite e explique as 4 fases do processo de treinamento e, ao menos dois, fatores que influenciam este.

4 Fases do processo de treinamento:

Diagnostico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satis- feitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

Implementação: execução e condução do programa de treinamento.

Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

Fatores que influenciam: Apoio da alta administração; Compromisso dos especialistas e dos generalistas; Avanços da tecnologia; e Complexidade organizacional.

3 – Cite e explique os 4 passos da medição do desenvolvimento e quais suas importâncias.

Reação: avaliar a reação dos trainees ao programa;

Aprendizagem: avaliar os trainees para verificar se aprenderam os princípios, habilidades e fatos;

Comportamento: o comportamento do pessoal mudou por conta do programa?

Resultados: o mais importante a se perguntar. Quais os resultados alcançados?

São meios importantes para conhecimento da situação atual, permitindo tomar medidas necessárias para melhorar algumas situações e também para conhecer a evolução da mesma ao longo do processo.

4 – Muitas empresas enfrentam diversos problemas quando buscam formas eficientes de avaliar o desempenho de seus funcionários e das equipes das quais estes fazem parte. Isso ocorre devido á diversos fatores que podem estar em desacordo com as estratégias da organização, além de todas as dificuldades associadas ao planejamento e execução do processo de avaliação em si. Entretanto a avaliação de desempenho continua sendo uma das principais ferramentas para ajuste da estratégia na empresa e auxílio na tomada de decisão. Sobre isso, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com