TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção hoje nas empresas

Por:   •  6/8/2018  •  Monografia  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A produção hoje nas empresas tem sido vista de maneira integrada, ou seja, tudo que envolve a produção de um bem faz com que movimente todas as áreas da empresa. Por isso uma das áreas que exige uma atenção especial é conhecida como controle de estoque no qual a empresa necessita que esta esteja bem planejado e funcionando, fazendo com que a mesma tenha total controle dos bens comprados / produzidos.

Há várias formas de se controlar o estoque, por isso, a importância de se conhecer todos os tipos de estoque, para que eles servem e qual a melhor forma de se trabalhar com eles. Além de se controlar o estoque existem também ferramentas que auxiliam a empresa em sua produção como é o caso do MRP I e sua evolução, conhecida como MRP II.

Esse trabalho tem como objetivo salientar a importância de se gerenciar os estoques e utilizá-los da melhor forma possível, além de mostrar a importância da utilização das ferramentas MRP I e MRP II para auxiliar a empresa em sua produção, demonstrando isto através dos capítulos a seguir descritos.

No Capítulo 01 abordamos o conceito de gestão de estoques e suas funcionalidades tais como: Tipos de Estoque, importância dos estoques, classificação dos estoques, decisões de estoque e custo de estocagem, isso tudo visando a melhor performance de uma empresa quando o assunto é produção.

O Capítulo 02 apresenta a ferramenta de gestão de estoques conhecida como MRP I, na qual sua filosofia prega a obtenção de material certo, no ponto certo e no momento certo. Isso ocorre quando se tem um planejamento das prioridades bem como a Programação Mestre de Produção. Este sistema engloba funções de planejamento empresarial, planejamento da produção e planejamento das necessidades de produção. Os conceitos abordados serão: Cálculo de necessidades de Materiais, Itens Pais e Itens Filhos, Acurácia de Estoques, Lead Time, sistema ABC, LEC (Lote Econômico de Compras) e Estoques de Segurança.

O Capítulo 03 trará ainda a ferramenta MRP, mas agora na sua evolução, ou seja, o MRP II que diferente do MRP I pois trata de uma forma mais abrangente o conceito de produção agora se preocupando com o Planejamento dos Recursos de Manufatura. O Sistema MRP II engloba todas as funções do MRP I melhoradas e algumas funções novas, possuindo como principal vantagem sua dinâmica, pois é um sistema que reage bem às mudanças e que possui uma integração com outras áreas, isso fazendo com que se bem alimentado seu banco de informações ele seja uma ferramenta imprescindível em uma produção.

 Por fim o Capítulo 04 traz um estudo de caso de uma empresa que fábrica produtos farmacêuticos, onde é mostrado a implantação do sistema de MRP na empresa, os passos seguidos pela empresa na implantação, as pesquisas realizadas com o Gerente de Produção e os Benefícios identificados pós-implantação do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com