TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proteção Social Brasileira e os Desafios Profissionais Para a Sua Consolidação

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

Em meados de 1980 e 1990, os pais enfrentaram uma reforma muito grande em relação à ação do estado, que foi também o período da abertura da democracia nos pais, onde o cidadão começaram a ter seus direitos, então pode afirmar que foi a partir do sistema previdenciário que cresceram possibilidades de um estado de bem estar nos pais. Com, a constituição de 1988. Discute as transformações da proteção da Assistência Social nas ultimas décadas, fizeram avançar os processos de reformas da política assistencial social no Brasil. O serviço social brasileiro inicia um novo estagio no seu ethos profissional. Podemos dizer que os processos e modificações vividos não e influenciados pela ditadura militar marcam o fim do inicio da profissão, que agora se apresenta madura e disposta a construir uma trajetória vinculada a classe trabalhadora.

A analise dos espaços ocupacionais do assistente social em sua expansão e metamorfoses requer inscrevê-los na totalidade histórica considerando as formas assumida pelo capital no processo de revitalização da acumulação no cenário da crise mundial. O desafio que esta posto diante das relações complexas que decorrem a realidade social consiste em proporcionar uma formação política, ética e critica de qualidade aos assistentes sociais pra que consigam no cotidiano profissional atender satisfatoriamente demandas que lhe são colocadas.

Nás décadas de 1980 e 1990, o país enfrentou uma grande reforma no que se refere á ação social do estado, que teve como resultado mudanças no perfil do SBPS. Um período em que se dá a fase de abertura da democracia no país, onde começou a ser implantado um sistema de proteção social como ate então não existia no pais. No decorrer de reconstituição dessa trajetória buscou-se compreender o jogo, as regras, os atores e as instituições que formaram o sistema por meio do conceito institucionalista econômico, foi quando os cidadão começaram a ter direitos em relação a trabalho, saúde, educação e etc. Então pode se afirma que foi a partir do sistema previdenciário que cresceu as possibilidades de um estado de bem estar começar a tomar forma. A constituição de 1988 deu um novo ponto de partida para o jogo nacional, porque esperavam mudanças comportamentais dos agentes com vista e adequação ao ambiente, ela foi muito importante na construção da proteção social no Brasil, integrando a assistência social e a seguridade socia, a previdência social e a saúde , o que conseqüentemente elevou o estatus da assistência e de política social e instituiu um sistema de seguridade social no pais.O conceito de seguridade social foi desenvolvido na convenção de 1952 da organização internacional do trabalho, ou seja á proteção social que a sociedade proporciona aos membros uma series de medidas publicas contra as privações econômicas e sociais, que de outra maneira, provocariam o desaparecimento ou então uma forte redução dos seus rendimentos em conseqüências de enfermidade, acidente de trabalho, enfermidade profissional emprego ,invalidez velhice e morte, bem como a assistência medica e de apoio a famílias com filhos.Tivemos dois ciclos de reformas das políticas sociais brasileiras. O primeiro nos anos oitenta, o segundo na metade dos anos noventa, em que no contexto da estabilização econômica e das reformas institucionais avançam os processos de descentralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com