TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Administração e Planejamento em Serviço Social; Comunicação na Prática do Assistente Social; Ética Profissional em Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.

A PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO

Aline Cristina Vieira Lopes         CPF 437.524.918-84

Juciara Anunciação Sá                  CPF 100.342.818-51

Rosana Cristina de Barros         CPF 222.696.798-22

São José dos Campos - SP

2020

Aline Cristina Vieira Lopes        CPF 437.524.918.84

Juciara Anunciação Sá                  CPF 100.342.818-51

Rosana Cristina de Barros                 CPF 222.696.798-22

A PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS PARA A SUA CONSOLIDAÇÃO

Administração e Planejamento em Serviço Social; Comunicação na Prática do Assistente Social; Ética Profissional em Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.

Professores: Amanda Boza Gonçalves, Maria Angela Santini, Nelma dos Santos Assunção Galli, Patricia Soares Alves, Paulo Sérgio Aragão.

Orientadora: Suellen Cristina de Aquino dos Santos

São José dos Campos - SP

2020


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Política de Proteção Social        4

2.2        Profissão, Ética, Comunicação e Técnica        6

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O relato histórico sobre o serviço social demonstra que ocorreram muitas mudanças em relação ao objetivo e a atuação, mas se tornou um desafio ainda maior nas últimas três décadas, depois que ocorreram reformulações e novas diretrizes para a atuação do assistente social, exigindo um posicionamento crítico e político em suas atuações, mas determinando características técnicas e instrumentais para a ação.

A literatura proposta e estudada para essa produção textual interdisciplinar em grupo aponta a complexidade da profissão e o quão desafiador é o seu entendimento. Ao mesmo tempo, a situação atual do Brasil, com aprofundamento do desequilíbrio social em decorrência de crises econômicas e políticas, demonstra a importância e a necessidade da expansão do serviço social, seja em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor em busca de suporte garantido pela Constituição Federal, como saúde, habitação, trabalho entre outros direitos civis, sociais, políticos e humanos.

Na sequência, apresenta-se o texto produzido com o entendimento sobre as referências teóricas estudadas e premissas para a atuação profissional, objetivando contribuir para a análise sobre o tema, especialmente no atual momento, quando há a ampliação da necessidade assistencial da população brasileira.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Política de Proteção Social

O serviço social surgiu e se fundamentou a partir da ideia assistencialista e baseada em caridade, se desenvolveu principalmente por meio de instituições de cunho religioso ou benemérita, mas sempre com reflexo da política e das relações sociais mediante a economia e cultura. Com base em leituras dos artigos propostos para esse PTG dos autores Castilho, Lemos e Gomes (2017), Behring (2009) e Netto (2005), entre outros conteúdos estudados, realiza-se na sequência uma reflexão sobre o serviço social e a atuação profissional.  

A necessidade de assistência sempre apresenta uma relação com a falta de presença ou a deficiência em atendimento do Estado. Ressalta-se a análise do sociólogo Emile Durkheim que entendia que os fatos sociais ocorrem de maneira independente das ações individuais e que é a sociedade que molda a ação do indivíduo. Nessa ótica, o profissional deve ter conhecimento dos fatos sociológicos através da observação empírica.

A falta de emprego é a chave mestra para a falta de capital e as necessidades geradas em toda a sociedade, direta ou indiretamente. O embate se dá entre a política fixada no viés social (socialismo) e no capital (liberal), que se desenvolveu a partir de conquistas de direitos de organizações e movimentos relacionadas ao trabalho, inclusive serviços públicos, como já fora até mesmo a saúde antes de unificação. É fundamental que a experiência dialética desse embate apresente novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. De uma antítese é essencial que seja gerada uma nova tese – a síntese.

A história e o desenvolvimento do serviço social no Brasil registra o fenômeno dialético, embasado por profissionais que entenderam o momento político e social e propuseram crescimento, partindo de uma função assistencialista na década de 1970 e questionando o peso das relações sociais, levando-se em conta a influência econômica e social, como diria Durkheim, “transformando fatos sociais em coisas”.

Em contexto atual, onde o sistema capitalista sofre questionamento e enfrenta mais uma crise em nível mundial, faz-se necessária a retomada dessa questão analítica que, mais uma vez, surge desafiadora, exigindo posicionamentos e ações capazes de oferecer uma nova realidade de construção social e, como consequência, consciência coletiva.

A análise de experiências históricas oferece clara perspectiva para a classificação de novos modelos e tipos ideais, utilizando a perspectiva de Max Weber, um método eficaz para o entendimento da realidade, o que é fundamental para que se consiga gerar os desejados novos modelos.

A sociedade convive com o grave problema da precarização do trabalho que, muitas vezes, volta-se contra o próprio sistema capitalista, visto que gera problemas sociais crescentes, aumentando o distanciamento entre as classes sociais, acentuando a necessidade de atuação seja do Estado ou mesmo de órgãos de proteção gerados na própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com