TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECUPERAÇÃO DA TEORIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  17/10/2022  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado de Mato Grosso[pic 1][pic 2]

Campus Francisco Ferreira Mendes

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas

Bacharelado em Administração

Disciplina: Teoria Geral da Administração II

Material para auxiliar na resposta, Artigo Científico: RECUPERAÇÃO DA TEORIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Acadêmico (a): Raffaele Eduarda da Silva Harala

RESENHA CRÍTICA

O planejamento estratégico não tem uma receita certa e pode ser considerado uma técnica com a utilização de conceitos, procedimentos e testes, que compõem um processo administrativo e gerencial, assim, esse processo deve ser permanente, continuo e cíclico e deve dar direcionamento à organização para que ela tenha um rumo.

As organizações devem começar a ver a importância do planejamento para o sucesso das suas ações, assim, identificarão os seus pontos fortes e fracos, o que deve ser feito para melhorar o desempenho e como deve ser feito. O planejamento estratégico é também a organização das ações, é auxiliar a administração, as ações gerenciais, criar e controlar as oportunidades que aparecem. As organizações devem planejar para coordenar as ações de maneira racional, tomando decisões em conjunto com todos os colaboradores, fazendo com que isso se torne uma cultura da empresa, possibilitando a organizações a ter o próprio domínio, modelando o futuro de maneira conjunta.

 O primeiro passo importante é a elaboração do diagnóstico estratégico que consiste na análise do ambiente interno e do ambiente externo da organização, mapeando os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. A metodologia do planejamento estratégico vem sendo implementada em organizações privadas, no setor público e também em organizações sem fins lucrativos, é o processo administrativo e gerencial que se adapta por meio da sustentação metodológica a busca da organização com o objetivo de aperfeiçoar a relação que existe entre ela e o seu ambiente interno e externo – o interno seria controlável e o externo não controlável.

Todas as organizações podem tornar-se mais eficientes apresentando eficácia no gerenciamento e nas tomadas de decisões. A metodologia do planejamento estratégico vem sendo implementada em organizações privadas, no setor público e também em organizações sem fins lucrativos. É essencial estabelecer a razão da existência da organização e o seu posicionamento estratégico. Após isso se devem estabelecer os desafios, os objetivos, as metas e as estratégias e ter capacidade de divulgação, de alinhamento e de controle das ações do planejamento estratégico.

Para uma boa elaboração de um planejamento estratégico é necessário o apoio e comprometimento de todos os colaboradores da organização no decorrer da implementação das ações estratégicas que compõem o planejamento para se alcançar o objetivo da empresa. Se corretamente aplicado, o resultado desse envolvimento proporcionara que as ações virem hábitos, assim, auxiliando a organização a prever as oportunidades e ameaças que podem surgir.

REFERENCIAS

BORN, Jeferson Carlos Recuperação da teoria do planejamento estratégico. Paraná: Campus, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com