TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRÍTICA: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CAMPUS GOVERNADOR MIGUEL ARRAES DE ALENCAR

ALEXIA FERNANDA SOARES DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

CARUARU

Maio 2016

ALEXIA FERNANDA SOARES DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

A resenha crítica apresentada ao 5° período do curso de Administração com Ênfase em Marketing de Moda UPE/Campus da disciplina de Estratégia de Marketing.

 Fabiana Leão

CARUARU

Maio 2016

Pergunta de pesquisa:

Até que ponto as organizações contemporâneas utilizam a obsolescência programada como estratégia de marketing visando encurtar o ciclo de vida do produto e lucrar no aumento do volume de venda dos produtos?

Palavras chave: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING; CICLO DE VIDA DO PRODUTO; OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA; ÉTICA E CIDADANIA CORPORATIVA.

A prática intencional das indústrias de diminuírem a durabilidade do produto vem sendo a chave para o avanço econômico. Por um lado a tecnologia vai se inovando e produzindo produtos melhores, do outro, os produtos vão sendo ultrapassados rapidamente trazendo conseqüências para o meio ambiente.

 Contrapondo as ações sustentáveis, as estratégias de marketing e o incentivo ao consumo vão se generalizando. E, com a programação da vida útil do produto que se deu em conseqüência da crise de 1929, trouxe uma forte tendência que vem sendo adotada por empresas em suas práticas comerciais, induzindo os consumidores a utilizarem novamente determinados produtos diversas vezes. As empresas precisam produzir muito e vender rápido para alimentar um ciclo de produção e consumo. Para isso, é preciso estar consumindo o tempo todo e desejar obter novos produtos, ou então substituir produtos que já possuímos seja por falha ou por possuir funções desenvolvidas que o outro produto não possua. Com isso, o aumento da riqueza do capital torna-se proporcional ao aumento da destruição da natureza, onde tudo acaba em lixo, pois quanto mais rápida e passageira for à vida dos produtos que consumimos, maior será o descarte dos mesmos.

A publicidade é a principal atração para o consumo exacerbado, é o que faz toda a dinâmica funcionar. O mercado de celulares é um dos exemplos da obsolescência programada que por um lado, os fabricantes lançam os produtos semestralmente ou anualmente dando a entender que a geração anterior daquele produto está de certa forma ultrapassada. Por outro, as empresas adotam estratégias de melhorias para serem incorporadas nos modelos aos poucos, ou seja, a cada ano mantendo sempre a inovação em cada produto lançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com