TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsolescência Programada - Resenha e Observações

Por:   •  25/6/2019  •  Dissertação  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JÚLIO SZYMANSKI

JOSÉ E. VIEIRA NETO

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Use e descarte

Araucária

2019

  1. SÍNTESE DO FILME

Obsolescência programada, produtos fabricados com vida útil determinada, despertando no consumidor a vontade de adquirir equipamentos novos, assim, injetando capital à economia. Esta obsolescência teve como primeira vítima a lâmpada, que antigamente era produzida com o intuito de durar por muitas horas. Todavia, com a criação do cartel, na intenção de diminuir a vida útil, e, consequentemente, as horas de duração destas lâmpadas, acabou por incitar o consumo em excesso, já que as mesmas durariam menos.

A obsolescência programada foi a base do crescimento econômico, o tempo de vida útil é predeterminado pelas próprias empresas de maneira proposital e, dessa maneira, quando o produto atinge seu prazo, este falha, e sucessivamente para de funcionar.

  1. QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DESTACADOS NO FILME? DESCREVA.

Logo nos primeiros minutos podemos perceber a quebra de uma impressora, cujo fabricante orienta que o consumidor a leve à assistência técnica. Entretanto, os técnicos o dizem que seu conserto será caro, ou então que as peças do aparelho não serão fáceis de serem encontradas. Assim, o orientam a adquirir uma nova máquina.

Ao decorrer do documentário, vários pontos são levantados, dentre eles o retrato do consumismo exagerado, levando especialistas à conclusão de que a economia depende das pessoas para se manter e, sem perceber, estas pessoas acabam fazendo empréstimos e até mesmo acumulando contas a serem pagas, tudo para possuírem algo que muitas vezes não possui utilidade alguma.

Outro ponto interessante, são os iPods, fabricados pela Apple, cujas baterias não podiam ser trocadas e tinham somente a validade de dezoito meses. Em meio a um processo, a fabricante divulgou uma série de documentos e dados técnicos sobre a fabricação do aparelho, constatando assim que o iPod fora projetado inicialmente para ter uma vida curta, levando às pessoas a adquirir uma versão mais nova. É possível perceber essa questão nos dias atuais em relação aos iPhones, também fabricados pela Apple.


  1. CONCLUSÕES SOBRE A TEMÁTICA TRABALHADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com