TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Obsolescência Programada e Canibalismo Mercadológico

Por:   •  2/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Obsolescência programada e Canibalismo Mercadológico

        O professor Vicente Cajueiro Miranda é mestre em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação pelo Profinite, especialista em gestão estratégica de marketing pela faculdade Ruy Barbosa e administrador pela faculdade Ruy Barbosa. Ele é docente na rede federal de ensino na área de administração no Instituto Federal da Bahia no Campus de Jequié e já ministrou diversas aulas de administração de marketing em diversas faculdades da Bahia. Atuou como consultor empresarial em administração nas áreas de marketing especialista nas áreas de gestão estratégica, empreendedorismo e inovação em pequenas e médias empresas. Desenvolveu a metodologia MIT(Metodologia de ensino e empreendedorismo para educação técnica e profissional). Ele, na live, fala sobre as estratégias de obsolescência programada e canibalismo mercadológico, como instrumento da gestão do mix de marketing.

        Obsolescência programada é a decisão do produtor de, propositadamente, desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto de forma que se torne obsoleto a fim de forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto. Há duas maneiras de isso ocorrer: quando a empresa deliberadamente programa para que o produto fique disfuncional ou quando a empresa lança uma nova versão do produto, com novas funcionalidades. Na live é dado o exemplo do O caso das lâmpadas, tendo as lâmpadas a duração de até 1000 horas.

        O canibalismo mercadológico ocorre quando a venda de um dos produtos de uma empresa reduz as vendas de outros dela mesma. O canibalismo mercadológico acontece quando um novo produto se apodera das vendas de uma outra oferta na mesma linha de produto. Segundo Oliveira e Mattar (2004), o canibalismo é uma apropriação que um novo produto faz, de parte ou do todo da receita das vendas, do volume das vendas, da participação relativa no mercado, dos lucros, enfim. Há uma reflexão que o professor destaca: “Repensar os produtos com foco do mercado”.

        É falado ainda na live sobre os níveis do produto, que são 3: Produto básico (benefícios básicos), Produto esperado (produto real) e Produto ampliado ( inclui características adicionais ao produto) e também sobre o ciclo de vida do produto.

        No final da live, o professor faz outra reflexão: “Obsolescência Programada e Canibalismo Mercadológico são uma estratégia?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com