TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação da Motivação Para o Trabalho com as Metas do Trabalhador

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

A Relação da Motivação para o trabalho com as Metas do Trabalhador

O artigo com o tema a relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador, e um trabalho muito interessante para organizações, gerentes, gestores, lideres, administradores, operários em fim pessoas. Para todos envolvidos no macro ou micro mundo das empresas independente do ramo ou atividade, pois todos têm seus interesses, objetivos e metas e suas particularidades que os façam estar motivados, de motivar-se e uma serie de fatores que vão agir de forma que o individuo passa a se sentir motivado ou tenha o motivo para a ação uma vez que tal sentimento por mais trabalhado possa ser exteriormente tende a ser uma escolha pessoal.

O trabalho propôs um modelo de aprimoramento de programas para motivação a partir do perfil motivacional do trabalhador, pois cada trabalhador tem seus valores e metas, e certos programas tende a avaliar um individuo como o todo o que acarreta os insucessos das técnicas apresentadas no artigo, e abordou uma moderna teoria dos valores, verificada empiricamente em mais de 60 países que identifica a estrutura motivacional das pessoas. Através destes estudos foi introduzido o conceito de perfil motivacional do trabalhador e discutida a forma de avaliação nas organizações.

O perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados dentro da organização de forma que ira ampliar a visão sistêmica e o aumento do grau de excelência e exatidão, do atendimento das metas tanto para o trabalhador quanto para a empresa, que contara com maior número de funcionários motivados, como resultado o aumento ou mais empenho no desenvolvimento das tarefas a serem executadas.

Os estudos centrais do trabalho envolveram duas teorias – teorias motivacionais do trabalho e perfil motivacional do trabalhador. Quanto aos meios foi realizada pesquisa bibliográfica. Sua estrutura deu-se de acordo com os seguintes tópicos: motivação no trabalho; perfil motivacional do trabalhador; e motivação para o trabalho.


Motivação no trabalho.

A motivação no trabalho manifesta-se, por exemplo, pela orientação do empregado para realizar com presteza e precisão as suas tarefas e persistir na sua execução até conseguir O resultado previsto. São salientados três componentes na motivação: o impulso, a direção e a persistência do comportamento (Mitchell, 1982; kanfer, 1990,1992).

Esta motivação não se dar apenas pelo aumento dos benefícios monetários, o que muitos gerentes ou pessoas que tomam decisões para tal efeito posam pensar, mas referem-se também, a ser tratado e respeitado como ser humano e a encontrar na organização oportunidades para satisfazer as suas necessidades e atingir os seus objetivos e expectativas por meio da própria atividade do trabalho. Este equilíbrio ira resultar em consequências positivas para organização na qualidade e na quantidade de trabalho executado pelo empregado e para ele no nível de bem-estar, na autoestima, no nível da realização pessoal e da satisfação.

Perfil motivacional do trabalhador.

Segundo o autor do artigo:

“A estrutura motivacional de uma pessoa consiste no conjunto de motivações ou metas que dinamizam o seu comportamento e nas relações existentes entre essas motivações. O perfil motivacional refere-se à importância que têm, para cada pessoa, as diversas motivações que orientam a sua vida. Desta forma, a estrutura motivacional constitui a base ou a matriz para a elaboração do perfil motivacional.”

O perfil motivacional esta relacionado com os valores e a cultura que o individuo traz consigo na sua essência. As funções dos valores no processo motivacional são fundamentais, pois eles demostram significados cognitivos (seus pensamentos, raciocínios e o seu desenvolvimento intelectual) e culturais á necessidade de alcançar seus ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com