TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica

Por:   •  16/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Nome do aluno: Brenda Gomes X. da Silva - 201921779

Professora: Rosângela Barbosa da Silva

Curso: Administração

OLIVEIRA, Lucas R.; NOGUEIRA, Maria Alice F. Entre o real e o virtual: Black Mirror e a sociedade de consumo na Era das Redes Sociais. INTERCOM, Rio de Janeiro, 2017.

        

        Vivemos em uma sociedade totalmente dependente das tecnologias que influenciam nossa vida em basicamente todos os aspectos seja pessoalmente ou profissionalmente. A Era Digital ainda tentava se consolidar para construir o seu legado que seria uma revolução enorme com o acesso a internet, a era das redes e mídias sociais e a compra de produtos, tudo na palma das mãos, transformando a sociedade como um todo.

        Nos anos 2000 estava marcado o começo de um mundo moderno e muito mais tecnológico mas que, já na década de 70 começava a progredir com o surgimento da Apple e Microsoft.. Outros fatores que também foram influenciáveis são mudanças no quadro politico, a globalização, fim da guerra fria e também algumas influências da cultura pop como Madonna e Michael Jackson, que traziam inovações em seus clipes e músicas.

        Na medida em que as novidades vieram surgindo, não existia muito as tais estratégias publicitárias que se tem hoje, porque os próprios produtos já era inovadores por si mesmos. Atualmente, a publicidade tem um papel muito expressivo na sociedade, seja para diferenciar, engrandecer ou valorizar um produto diante do outro, mesmo que esses tenham a mesma finalidade de uso para as pessoas que vão consumir esse produto no seu dia a dia.

        O mundo é muito pautado em aparências, e com o surgimento das redes sociais isso ficou ainda mais visível. As pessoas representam um papel em cada área da sua vida, seja no ambiente de trabalho, ou principalmente em seus perfis nas redes, seja para tentar se inserir em algum meio que lhe seja conveniente, ou para gerar algo que é de fachada, para que as pessoas conheçam apenas o lado que se quer mostrar, apenas a personalidade aceitável pela sociedade.

        Ainda que se busque tentar mudar o sentido das redes sociais na vida das pessoas, colocando-a como uma ferramenta de interação e aproximação, a verdade é que elas refletem diretamente em uma boa parcela do que somos, gerando regras e padrões de comportamento que estão visivelmente presentes na sociedade baseadas em imagens falsas que criamos de nós mesmos.

         A série Black Mirror mostra bem tudo isso, examinando a sociedade moderna principalmente a respeito das consequências da tecnologia na vida das pessoas. Os episódios são independentes, pois mostram como a era digital afeta a cada um individualmente e sempre com alguma critica específica de como esse mundo novo afeta a realidade e controla a mente das pessoas que estão ou tentam se inserir nessa tecnologia exacerbada.  

         Por fim, mais que uma crítica a série instiga a pensar quais os rumos que a vida das pessoas está tomando por conta da tecnologia, se são realmente caminhos positivos, se a aprovação nos tempos atuais podem ser significativas para definir relações, se ela altera nosso poder de escolha e se há o controle das pessoas e da mente das mesmas por computadores e invenções dos próprios humanos. Black Mirror não é só um exagero, uma criação de uma coisa distópica e sim um ponto de vista bem próximo do que está se tornando o mundo e a sociedade com o advento das novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com