TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica

Por:   •  3/10/2021  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

RESENHA

A contabilidade gerencial, como foi discutido ao longo do artigo é um tópico de discussão extremamente debatido no meio acadêmico, e até o momento não há um consenso sobre qual a real definição de seu conceito. Apesar das duvidas sobre a sua existência enquanto campo ou mera ferramenta administrativa, é fato que a contabilidade gerencial exerce uma grande importância no processo administrativo das organizações.

O artigo inicia o debate, explanando sobre as diversas interpretações por diferentes estudiosos, sobre a definição de contabilidade gerencial. Estas definições variam, desde tratá-la como um conjunto de técnicas e procedimentos, feitos sob medida para auxiliar os administradores na tomada de decisões, quanto a definição dela como ramo concreto da contabilidade, com o objetivo de fornecer instrumentos aos administradores, auxiliando-os em suas funções gerenciais, e contribuir para uma melhor utilização dos recursos econômicos da empresa.

Em sequência, há uma exploração sobre a abrangência da contabilidade gerencial nas organizações, onde vemos que ela é essencial para os sistemas de informação gerencial, abrangendo de forma seletiva todas as divisões de uma empresa, e permitindo a agregação de informações específicas para a cúpula da organização. Nesse contexto, vemos que a contabilidade gerencial possui grande enfoque no futuro, pois para a orientação das decisões ela considera como estratégica as áreas de orçamentos e projeções.

Assim, entende-se que há um elo profundo entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, pois esta contém dados históricos de suma importância para decisões futuras como planos de contas, lançamentos contábeis e valores históricos. O artigo segue ilustrando sobre as diferenças entre os dois campos, enquanto a gerencial segue orientações e restrições subjetivas determinadas por uma administração específica, é no geral focada em apresentar relatórios orientados para o futuro e compartilha seus dados internamente, a financeira é voltada para o passado, é direcionada por regras da contabilidade e governamentais e compartilha seus dados externamente.

Em conclusão, o artigo firma que grande parte dos temas da contabilidade gerencial são baseados em outras disciplinas. Em média, de acordo com um dos autores citados, dos respectivos livros por disciplina 78% da titulação dos capítulos mencionavam temas de outras disciplinas como contabilidade de finanças, administração financeira e etc. Enquanto que apenas 22% da titulação não classificada nas disciplinas anteriores foram tomados como temas próprios da contabilidade gerencial.

O que nos leva a traçar, que a contabilidade gerencial não é um ramo concreto das ciências contábeis, pois sua existência é direcionada majoritariamente para a administração com a finalidade de sintetizar os métodos das outras diversas disciplinas em prol da tomada de decisões, tornando-a assim apenas um conjunto de métodos para a organização de dados contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com