TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Divertidamente

Por:   •  1/12/2018  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Martha Falcão – FMF | Wyden

 Psicologia Aplicada

Resenha Divertida Mente

 

   

O filme inicia com a alegria surgindo na mente da personagem principal, Riley, logo em seu nascimento e apertando um grande botão em um pequeno painel de comando, que faz a garota sorrir e salvar aquele momento como sua primeira memória em uma pequena bola amarela que surge na central de comando(dentro da cabeça de Riley), alegria acha que o sentimento de felicidade do momento será eterno, até que breves 33 segundos depois, a tristeza surge e toma conta do botão fazendo com que a criança que estava rindo começasse a chorar e assim se inicia a história. Logo em seguida surgem as demais emoções sendo que cada uma é representada por uma cor, Alegria pelo amarelo, Tristeza é azul, Medo é roxo e Raiva é vermelho, sempre que uma memória é salva, ela vem na cor da emoção que aquela memória remete. A medida que a garota cresce o painel em sua cabeça fica maior e assim as emoções vão aprendendo a dividir melhor os controles e ajudar a menina a passar pelas situações, Alegria sempre se esforça muito para que todas as memórias e situações da menina sejam felizes, mesmo que isso inclua deixar a Tristeza de lado.  

   Riley agora com 11 anos mora com seus pais em Minnesota (um dos estados mais frios do continente americano). Ela tinha uma vida bem comum e feliz onde morava, mas tudo se vê prestes a mudar quando seu pai recebe uma proposta para trabalhar em São Francisco, na Califórnia. E assim, a menina se vê forçada a deixar para trás sua cidade, amigos, escola e esporte favorito (hockey).  Quando a família chega a casa nova, Riley não gosta nada da realidade nova em que se encontra: sua nova casa tinha ratos, o caminhão da mudança atrasaria alguns dias, ela não tinha amigos na cidade e a pizzaria da sua rua só vende pizza de brócolis. Assim, suas lembranças e memórias que antes eram em sua grande maioria amarelas começam a se tornar roxas, azuis, verdes e vermelhas pois a garota está muito confusa e todas as emoções em sua cabeça tentam tomar atitudes na sala de controle.  

   No seu primeiro dia de aula na nova cidade, Riley está compartilhando com seus colegas de turma como era morar em Minnesota, quando ela começa a falar sobre hockey a Alegria ativa no painel de comando a memória da menina jogando com seus pais, a memória alegre está passando na cabeça da menina até que a Tristeza toca na memória transformando-a em azul, e Riley começa a chorar ao se lembrar dos jogos e de sua cidade pois sente saudades. Após cair em lágrimas na frene de seus novos colegas de escola, uma memória base azul (triste) é formada pelo grande sofrimento e dor que Riley sentiu naquele momento, ao tentar impedir a memória base de unir as demais (alegres), Alegria e Tristeza são sugadas para o banco de dados (onde são armazenadas as memórias de longo prazo). Agora, com essas emoções longe da cabine de comando, Riley terá apenas Nojinho, Medo e Raiva para controlar suas ações e sentimentos o que acaba gerando uma turbulência ainda maior na vida da menina que já passava por uma mudança repentina e indesejada.

 

    Ao chegar no banco de dados das memórias de Riley, o filme nos mostra como as coisas que lembramos no dia a dia estão armazenadas em memórias na nossa cabeça, bem como coisas que lembramos com menos frequência são memórias meio borradas e as memórias que não usamos mais são descartadas. Depois de cruzar toda a mente de Riley, passar por poucas e boas e conseguir alcançar a sala de comando, Alegria consegue entender que a Tristeza também é necessária para o bom desenvolvimento de Riley e deixa ela assumir o comando para que a menina desabafe com os pais e consiga passar tudo o que realmente sente sobre a mudança. É interessante que esses conflitos ajudam Riley a crescer, e entender melhor as coisas, isso é representado por um painel maior na cabeça de Riley ao final do filme, mostrando que transições ajudam a evoluir. Agora, com um novo painel, novos comandos e novos entendimentos as emoções são capazes até de produzir memórias mistas, que possuem mais de uma emoção em sua formação. Assim, os sentimentos da menina se estabilizam e ela consegue ter ânimo para se adaptar as mudanças, ir atrás de um time de hockey no calor de São Francisco e até de conhecer seus primeiros interesses românticos, e assim acaba Divertida Mente, mostrando que a tristeza não deve ser reprimida por um sorriso forçado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (366.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com