TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Divertidamente

Por:   •  4/9/2019  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 4

O filme Divertida Mente do escritor e diretor Pete Docter, foi lançado neste ano de 2015 e é um sucesso. O Filme retrata o que se passa dentro da mente de uma menina de 11 anos de idade que se chama Riley. Como suas emoções controlam suas atitudes e como essas refletem em todo seu contexto.

Logo ao nascer Riley é invadida por emoções básicas como: alegria, tristeza, nojo raiva e medo. Essas são presentes em todo ser humano, interagem entre si  e a que deve sobressair é a alegria, para uma vida psíquica saudável. Através delas forma-se a personalidade.

A personalidade  é constituída por  cognições, essas são adquiridas durante  todo o ciclo vital, principalmente durante os primeiros anos de vida. A cognição, é o processo  de conhecer e adaptar-se ao mundo inclui a atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e a linguagem.

Ao fazer uma analogia entre o filme Divertida Mente e a Terapia Cognitivo Comportamental, é possível identificar alguns conceitos da TCC como: Crenças Nucleares; Crenças Intermediárias; Pensamentos Automáticos; Modelo cognitivo; Questionamento Socrático; Modéstia Intelectual; Empirismo Colaborativo, entre outros.

As Crenças Nucleares no filme são chamadas de memórias   base, essas são formadas por acontecimentos importantes na vida de Riley, delas se formam às ilhas e ambas constituem a personalidade da menina. Crenças Nucleares são  formadas desde às primeiras experiências vividas na infância, fortalecendo-se  durante toda vida, construindo assim os  conceitos, que é a maneira como a pessoa vê a si própria, aos outros e o mundo.

As Crenças intermediárias são representadas  pelas ilhas, da família, da amizade, da honestidade, da bobeira. Estas ilhas regem o comportamento de Riley, como na cena em que a ilha da honestidade se despedaça quando ela resolve pegar dinheiro na bolsa da mãe para fugir. Crenças Intermediárias ficam entre as crenças nucleares e pensamentos automáticos. São influenciadas pelas crenças nucleares e influenciam os pensamentos automáticos. As crenças intermediárias são formadas por  atitudes, regras e suposições, conduzindo á conduta da pessoa.

Os Pensamentos Automáticos são  representados pelo trem do pensamento que só para quando Riley adormece, na maioria das vezes são negativos. Como quando ela pensou simular dor de barriga por medo de enfrentar a nova escola. Pensamentos Automáticos são involuntários e ocorrem a todo momento. São influenciados diretamente pelas crenças intermediárias e indiretamente pelas crenças nucleares. Geralmente são distorções cognitivas ou seja pensamentos distorcidos, equivocados sobre a realidade o que leva ao sofrimento da pessoa.

Modelo Cognitivo  entende que o pensamento é o mediador entre estímulo e resposta, ou seja, a presença  de determinada situação causa  um determinado pensamento automático (involuntário), que foi influenciado por toda sua ontogênese (crenças nucleares e intermediárias), este influenciará e desencadeará reações emocional, comportamental e física. Acredita também que a modificação de um desses componentes, pode iniciar modificações nos demais.  Como mostra a cena que a Riley fica frustrada ao conhecer seu quarto novo, chegando a pensar que  o rato morto na sala está em melhores condições que ela. Seu sentimento muda quando ela substitui seu pensamento automático por outro, e começa a  imaginar como seu quarto ficará bonito após ser decorado, assim sente-se melhor.

A Terapia Cognitivo Comportamental é ilustrada na  cena que a  Alegria tenta animar a Tristeza. Nesta cena destaca também a importância do terapeuta em manter a  Modéstia Intelectual, que é baseada na igualdade entre paciente e terapeuta, onde mesmo havendo a interpretação do terapeuta esta sempre será apresentada ao paciente em forma de hipóteses, para que este chegue a sua própria conclusão. Destaca também  a Técnica Questionamento Socrático que através do Empirismo Colaborativo, terapeuta e paciente investigam juntos  quais são os tipos e evidências  que sustentam as crenças nucleares do paciente. Na cena a terapeuta é representada pela Alegria e a paciente é a Tristeza, através do diálogo ambas investigam   quais são os pensamentos causadores do sofrimento e quais os que lhe fazem bem. Alegria explica a importância de pensar de maneira positiva e ensina Tristeza como mudar seus pensamentos negativos e ainda que não tenha acabado com o sofrimento dela, lhe proporcionou alívio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com