TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha de Economia

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Nome : Matheus Ewald                               Sala : 513

                                     

1 : Estudo da economia

Não se trata apenas de estudar as atividades econômicas passadas como muitos pensam,por mais que seja um conhecimento importante. Não se deve esperar que tais fatos aconteçam apenas por se basearem em pesquisas.E tais informações não são úteis se não forem interpretados com teorias e teoremas sem qualquer referência a eles. Nenhuma análise histórica pode substituir o raciocínio econômico ,pois por mais fiel e recente que sejam os dados são apenas considerados apenas informações relevantes ao historiador e não todos os fatos.O economista precisa apenas da capacidade de pensar lucidamente e discernir ,diante de todos os eventos apresentados.

2 : Economia como profissão

O economista profissional é a quem se precisa recorrer para hajam medidas de intervenção do governo na atividade econômica. Muito prestigiados ,hoje rivalizam com advogados no comando político do país.Enquanto políticos economistas fecham seus olhos para agradar ao publico e seus interesses e vender suas ideias . Os estadistas visam o bem estar dos grupos a longo prazo com suas políticas . Enquanto os grupos de pressão visam os resultados a curto prazo que levaram a um consequente desastre futuro para uma vantagem imediata .

3 : A previsão econômica como profissão

O economista sabe que haverá uma crise mas não sabe e nem pode saber quando ocorrerá pois é extremamente variável .Para auxiliar empresários a saberem como lidar com a situação e passar incólumes pela crise . A ideia que ao seguir uma fórmula ou previsão possa substituir a percepção específica  e permitir que uma pessoa assuma comando na atividade econômica é um equívoco.Se trata de Discernimento empresarial ,que diferencia o empresário bem sucedido dos outros. Denotando que previu melhor do que a maioria, percebendo futuras necessidades de mercado que a concorrência não soube identificar.

4 : A economia e as universidades

Na área da economia não há pesquisa empírica , onde tudo tem que ser obtido pela capacidade de refletir e raciocinar . Assim como não há setores isolados na economia em que possam ser feitos temas econômicos , apenas o tema em abrangência .Para uma universidade o que é mais considerado em um professor é o seu valor de contribuições originais e não apenas compilando livros-texto manuais ,sendo então o salário e a reputação do professor dependentes mais de seus trabalhos literários. Uma das tarefas do ensino universitário é familiarizar o estudante com a história econômica em geral com suas evoluções mais recentes . Explicando contextos ,socialistas ,marxistas, reformas sociais, sindicatos de todos os partidos .E alguns estudantes que percebem as inconsistências do intervencionismo e aceitam a rejeição da economia de mercado livre pregada por seus professores.

5 : Educação geral e economia

Ter o básico de ensino de leitura,da escrita e da aritmética e mais adiante acrescentar noções elementares de geometria ,ciências naturais e as principais leis do país .Mas acrescentar mais aumenta a dificuldade , tendo sempre uma impressão de imparcialidade sobre o conteúdo imposto, pelo ponto de vista que o mesmo é contado ou mesmo pelo professor que explica o assunto com o qual pode não concordar . Então a doutrinação se torna aos poucos inevitável . E a maior parte dos estudantes não é capaz o suficiente para formar opinião com base no que lhe é passado por professores . E o sistema de educação pública não sofre tanto com tentativa de manipulação por não possuir influência sobre estudantes como deveria .

6 : A economia e o cidadão

A economia é a essência da civilização e da própria existência do homem que diz respeito a todos e tudo . Afinal todos os temas,argumentos e debates políticos hoje se voltam a natureza econômica .Estando presente em todos os aspectos humanos . Onde todos homens sensatos precisam familiarizar-se aos conceitos básicos de economia ,sendo considerado praticamente um dever cívico primordial .

7 : Economia e a liberdade

As ideias econômicas são distorcidas por partidos políticos e grupos de pressão que procuram restringir a liberdade do pensamento econômico da população . Onde espalham suas "boas" ideias e repudiam as "más " . Em que para prevalecer a verdade precisa imposta por forças violentas da polícia ou grupos também poderosos . Uma verdade então sendo apenas a do mais forte . Onde decretam que  devem aumentar os salários e diminuir preços de mercadorias. Devem ter seus valores máximos e mínimos para vender suas "boas " ideias pelo custo da liberdade de pensamento econômico .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com