TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE TECNOLOGIA DE GESTAO

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TECNOLOGIA DE GESTAO

DIREITO EMPRESARIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                          2

PASSO1                                      4

PASSO2                                      7

PASSO3                                      8

PASSO4                                      9

BIBLIOGRAFIA                       10

CONCLUSÃO                           11

ANÁPOLIS,

novembro/2014

INTRODUÇÃO

Mediante a proposta do Desafio Profissional, neste trabalho iremos representar a Empresa de Consultoria que irá realizar a Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e da Qualidade e Assessoria Ambiental do Grupo INOXEL. Para o desenvolvimento deste trabalho procuraremos aplicar todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Utilizaremos as ferramentas de tecnologia de gestão para melhorar os processos e como consequência melhorar os resultados, observando e aplicando medidas para desenvolver a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social.

PASSO 01

Para auxiliar o Grupo INOXEL a melhorar seus processos e gestão serão utilizadas, primeiramente, as tecnologias de gestão organizacional a fim de aprimorar o desempenho e obter melhores resultados. Dentre as varias tecnologias de gestão estudadas na atualidade as que melhor se adaptariam à organização são:

  1. A gestão da qualidade total representa uma tecnologia de gestão benéfica para a organização principalmente porque nota-se necessário que a organização realize mudanças para se adaptar as necessidades de seus clientes, como por exemplo, conquistar certificações e atestados. A gestão da qualidade total tem seu foco nas necessidades de seus clientes e torna a qualidade uma prioridade na empresa por meio de processos de melhoria continua envolvendo a empresa por completo.

Ao focar nas necessidades dos clientes, percebe-se que há a necessidade de que o Grupo INOXEL busque conquistar certificados e atestados de capacidade técnica. Os certificados que serão sugeridos à organização são:

  • ISO 9001:2008. “A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos. Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.”
  • ISO 14001: “A Conformidade do sistema com a ABNT NBR 14001 garante a redução da carga de poluição gerada pelas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando a melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais. Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade. Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado.”
  • OHSAS 18001: consiste em normas orientadas para a formação de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacionais (SSO).

  1. A terceirização é uma opção que proporcionará ao Grupo INOXEL a oportunidade de transferir a responsabilidade de determinada atividade a fim de focar prioritariamente na execução das atividades principais e otimizar o resultado destas.

De início, será indicada a terceirização de atividades de limpeza e segurança, que são atividades que influenciam minimamente as atividades principais. Pois apesar dos benefícios que a terceirização possa proporcionar, confiar atividades a terceiros pode comprometer o bom desempenho do negócio e há dificuldades em encontrar um parceiro ideal. Portanto é importante a realização de um processo de escolha de parceiros altamente qualificados para o exercício das atividades.

  1. Benchmarking é “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas como os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como lideres da indústria”. (Nunes, 2008)

Segundo DOE (Departamento..., 2000) O processo de Benchmarking pode ser dividido em quatro etapas:

  • Planejamento;
  • Coleta de dados
  • Análise e comparações;
  • Elaboração e implementação do plano de mudança.

A implementação do Benchmarking permitirá ao Grupo INOXEL aperfeiçoar a execução de suas atividades e destacar os diferenciais que maximizem o valor da empresa.

  1. O Grupo INOXEL se preocupou em buscar os melhores profissionais da área para realizar excelentes projetos e satisfazer seus clientes. Nota-se que esta é uma prática da tecnologia de gestão chamada “Capital Intelectual”.

O capital intelectual valoriza a experiência e o conhecimento dos colaboradores da empresa e é uma ferramenta que proporciona vantagem competitiva, aumento no valor acionário e auxilia a criação de valor da empresa.

No site da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) encontra-se o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Possui como característica um modelo sistêmico que é um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan: planejar; Do: fazer; Check: verificar; Learn: aprender).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (131.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com