TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa e seus Impactos

Por:   •  29/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Francesa e seus impactos.

       Uma sociedade estamental sustentada pelo terceiro estado, sem limites, fez com que a crise agraria acabasse gerando fome,        um adendo para a frase que provavelmente não teria sido dita, mas, é atribuída à rainha Maria Antonieta ‘Se não têm pão, que comam brioches”, pois, camponeses, burgueses, sustentavam os ricos pagando impostos. Já, a nobreza, por sua vez acabava gastando desnecessariamente com guerras, e até mesmo excesso de ostentações, gerando desequilíbrio nas contas, parte fundamental do início do processo da Revolução.

       Após, a negação por parte da Aristocracia, em realizar a Assembleia dos Notáveis, proposta pelo então Ministro da Fazenda, Luís XVI, a consciência popular e o entendimento da exploração foram despertados, o que fez com que autodenominada como Assembleia Nacional Constituinte da França, formada pelo terceiro estado, os quais perderam as votações e se depararam com as portas do Palácio de Versalhes se rebelassem e declarassem que só sairiam do local com uma nova Constituição Francesa em mãos. Com o exército preparando para suprimir os representantes, a população parisiense, invadiu o Hospital dos Inválidos de Paris e saquearam amas, equipamentos e seguiram para o local considerado o marco inicial da Revolução Francesa, a famosa queda da Bastilha.  

       Com os acontecimentos e pressões exercidas sobre o Rei, o mesmo acaba cedendo. Logo, o Estado passa a ser uma monarquia constitucional, conhecido como Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A qual uma das frases mais marcantes a ser destacada é: “Os homens nascem iguais e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum”.

       Uma das primeiras ações foi contra o clero. Logo, após a destruição da monarquia francesa. Porém, em 18 de Brumário do ano VIII, ou seja, 9 de novembro de 1799, Napoleão tomou o poder por meio de um golpe militar apoiado pela burguesia que o enxergava como aliado. Nesse momento declarou-se cônsul da França e a Revolução teve seu fim.

      Com uma influência na forma de pensar nos direitos de cada cidadão, a ruptura com o antigo regime. Ademais, marcou o domínio da burguesia sobre os proprietários de terras, além, da organização tanto social e econômica expandida por todo o mundo. Contribuindo para a independência do Continente Americano e também a Conjuração Baiana, influenciadas tanto pela Revolução quanto pelas ideias iluministas que tinha como lema: ‘’Liberdade, Igualdade e Fraternidade’’

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com