TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLUÇÃO E SÍNTESE DO CONHECIMENTO E APRENDIZADO

Por:   •  11/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO 3 -  SOLUÇÃO E SÍNTESE DO CONHECIMENTO E APRENDIZADO

Situação Pedagógica II

•        ÂMBITO DA ANÁLISE AMBIENTAL

•        AMBIENTES ECONÔMICO, POLÍTICO, LEGAL, SOCIAL, NATURAL, TECNOLÓGICO

•        ÊNFASE NO AMBIENTE COMPETITIVO

•        AMBIENTE COMPETITIVO DA ICB

•        SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

•        DEFINIÇÃO DE PÚBLICO-ALVO

•        ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO

Data: 31/08/2020 Nome do grupo: Alvo        

        

CONTEÚDO A DESENVOLVER

1. BREVE RESUMO DAS ESTRATÉGIAS E AÇÕES UTILIZADAS NA PESQUISA

Primeiramente foi feito um “Brainstorm”, entre os alunos, da experiência de cada um

com o tema apresentado pelo professor, foram analisados e organizados em forma de tópicos; para aprofundamento de pesquisa, tais como âmbito da análise ambiental; ambientes econômicos, político, legal, social, natural e tecnológico; o ambiente competitivo; ambiente competitivo da ICB; segmentação de mercado, público - alvo e estratégias de diferenciação e posicionamento,  a fim de elevar o conhecimento, através livros, artigos, revistas, etc…

2. ASPECTOS RELEVANTES UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

ÂMBITO DA ANÁLISE AMBIENTAL

[pic 1]

Mapeamento do Macro ambiente (Variáveis econômicas, sociais, culturais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas);  Ambiente operacional    (são pessoas, grupos de pessoas, entidades, empresas e órgãos do governo que mantêm relacionamentos diversos como consumo, fornecimento, financiamento e apoio; Ambiente interno - formado pelos públicos relevantes internos e  pelos elementos da oferta expandida da organização.

O volume de vendas no varejo do setor de tecidos, vestuário e calçados acompanhou a tendência do volume de vendas em geral no Brasil em 2017. Já em 2018, houve um descolamento das vendas do setor, que se retraíram em 1,0%, ao passo em que o varejo total, em volume, cresceu 2,3%. No ano de 2019, ambos os indicadores apresentaram variações positivas, porém o indicador setorial permaneceu praticamente estagnado, com aumento de apenas 0,1%, enquanto o varejo total teve crescimento de 1,8%.

Hoje, o Brasil é o quarto maior fabricante de calçados do mundo, com uma produção estimada de 950 milhões de pares em 2019, com movimentação de R$ 21 bilhões. A indústria calçadista brasileira praticamente repetiu o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 e apresentou crescimento de 1%, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).  Para 2020, se espera que ocorra um aquecimento no mercado interno, que representa 85% do consumo da produção de calçados do País.

Nossa empresa, atuante no mercado regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo, agora entrará no mercado Nacional, através de E-commerce, esperando o aquecimento do mercado, que ocasionado pela Pandemia de Covid- 19 teve um atraso. Pensando inicialmente que o mercado consumidor virtual teve um aumento de 137,35%  divulgado em 30 de Julho de 2020 pelo índice MCC-ENET, e que as vendas em lojas físicas são no momento, um tanto quanto incertas, o E-commerce se torna o caminho mais correto, já que a organização já possui lojas físicas  em dois estados, consequentemente, espaço de armazenamento para os produtos, que serão enviados a todo território nacional.

AMBIENTES ECONÔMICO, POLÍTICO, LEGAL, SOCIAL, NATURAL, TECNOLÓGICO

De acordo com Kotler e Armstrong (2015) existem seis forças que oferecem oportunidades e pode impor ameaças a uma empresa, são elas:

Ambiente demográfico: É um grande fator no estudo de pessoas que envolvem as pessoas que constituem os mercados no quesito de tamanho do lugar, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outras informações estatísticas do lugar.

Ambiente econômico: Representa um fator que afeta o poder de compra do cliente e estabelece um padrão de gastos dos consumidores em cada país.

Ambiente natural: “Envolve o ambiente físico e os recursos naturais que são utilizados como insumos pelas empresas ou que são afetados pelas atividades de marketing’’ (Kotler e Armstrong, p.86. 2015). Entretanto é tudo aquilo relacionado com o ambiente natural desde mudanças climáticas até algum desastre natural.

Ambiente tecnológico: Uma força que cria novas tecnologias, fazendo novas oportunidades de produto e mercados. ‘‘Novas tecnologias podem oferecer excelentes oportunidades para empresas’’ (Kotler e Armstrong, p.88. 2015).

Ambiente político e legal: Ambiente eu que leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que podem interferir ou limitar organizações ou indivíduos em determinada sociedade.

Ambiente sociocultural: É um mesclado de instituições e várias forças que incomodam os valores, as percepções, preferências e as condutas da sociedade no âmbito organizacional, onde pessoas adquirem determinadas crenças e valores

ÊNFASE NO AMBIENTE COMPETITIVO

A competitividade empresarial é a grande motivadora para a geração de negócios e para a inovação e também o grande desafio enfrentado diariamente pelas empresas de todos os portes.

Sabemos que uma série de fatores influencia e determina o grau de competitividade de uma empresa. Por isso, não há mágica. É necessário muito trabalho diário para que uma empresa se mantenha viva e com forte atuação no mercado.

Porém, algumas ações e cuidados são sempre necessários para que um negócio não deixe de competir e seja deixado de lado pelos consumidores.

Uma empresa não é uma ilha distante de tudo. Ao contrário, toda empresa está inserida em um ambiente que influencia nas suas ações (e inações) e que também é influenciado por aquilo que a empresa realiza.

O que ocorre é que esse ambiente não é ilimitado ou infinito. Muitas empresas disputam os mesmos consumidores, oferecem produtos e serviços semelhantes e desejam crescer e se destacar. É daí que nasce a competição.

O desafio de toda empresa, portanto, é possuir uma gestão adequada, produtos e serviços de qualidade e uma boa estratégia de atuação que permita à empresa competir e aproveitar bem as oportunidades que o seu mercado oferece.

A concorrência existe, pois há uma oferta e um público semelhante, e também é fundamental conhecer esses consumidores e suas necessidades. Mais ainda, se tudo isso está em contínua mutação, é preciso estudar para entender para onde o mercado está caminhando e o que se espera dele no futuro, a fim de não ser surpreendido e ter o seu negócio comprometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com