TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Comportamental

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Promove de Minas Gerais

Graduação em Administração

TEORIA COMPORTAMENTAL

Belo Horizonte – MG

Maio /2016

Faculdade Promove de Minas Gerais

Graduação em Administração

 

TEORIA COMPORTAMENTAL -

Liderança e estudo  de  caso

.

Belo Horizonte – MG

Maio /2016

TEORIA COMPORTAMENTAL

Na década de 1940, estudiosos do assunto acreditavam que comportamentos específicos determinavam se uma pessoa seria um bom líder, ou um bom liderado.

Se baseavam basicamente nas preocupações mais latentes das pessoas para identificar isso: Se o indivíduo tem maior preocupação com a produção, será um ótimo liderado. Por outro lado, se a pessoa tem uma preocupação maior com as pessoas, será um excelente líder.

Teoria comportamental da administração de 1947 é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.

A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Vale ressaltar que, não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu na Psicologia, a partir dos trabalhos de Watson. Apesar de serem semelhantes quanto a ênfase no comportamento humano, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento de problemas comportamentais. A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional. O surgimento de ideias e conclusões, que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da Teoria Comportamental.

O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico, ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa.

Suas características são:

  1. A ênfase nas pessoas;
  2. Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
  3. Estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).

LIDERANÇA ORIENTADA A PESSOAS

A liderança orientada para as pessoas é um modelo de liderança burocrático e que tem como característica principal a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Fruto da teoria da gestão das relações humanas é um estilo de liderança que procura ao máximo diferenciar o homem da máquina. Assim, procura sempre estar atendo às pessoas vendo-as de forma individual, cada uma com suas capacidades e limitações. Para o líder orientado para as pessoas cada liderado é único e possuidor de características que lhes são peculiares, desta forma seu tratamento também é diferenciado, ou seja, é um líder não adepto da liderança massificada.

O líder orientado para as pessoas utiliza-se da estimulação e da aceitação de sua equipe como um combustível para dar continuidade ao seu trabalho. Sua satisfação está muito mais voltada para a construção de agradáveis e sinceros relacionamentos com seus liderados do que no próprio alcance de resultados.

O Líder orientado para as Pessoas:

 Percebe a Organização formada por um grupo de pessoas;

 Enfatiza prioritariamente as pessoas;

 Inspira-se em correntes psicológicas;

 Delega tarefas e autoridades com total confiança;

 Oferece plena autonomia aos seus liderados;

 Enfatiza as relações humanas interpessoais e intergrupais;

 Estabelece uma relação saudável e de confiança mútua com seus liderados;

 Mantém uma comunicação constante aberta com seu grupo;

 Compartilha saberes e idéias;

 Atua em constante dinâmica interpessoal e grupal.

Liderança orientada para produção:

O líder orientado para produção tem como característica principal focar nos aspectos técnicos e práticos do trabalho, tendo principal preocupação com a execução das tarefas e considerando os membros do grupo apenas como um meio para atingir os resultados (ROBBINS, 2005). O líder orientado para produção é autocrático, restritivo, socialmente distante, diretivo e estruturalista. Esta liderança está diretamente ligada à produtividade (HAMPTON, 1990). As conclusões dos pesquisadores para os líderes orientados para os funcionários foram favoráveis e indicaram que este tipo de liderança proporciona maior produtividade e satisfação enquanto que os líderes orientados para a produção apresentavam índices mais baixos de produtividade e satisfação com o trabalho (ROBBINS, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com