TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Comportamental da Administração

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo apresentação da equipe que com base em textos pesquisados, a teoria comportamental da administração traz um novo enfoque que aborda o comportamento. Tal movimento surge como evolução de um dissidência da escola das relações humanas, que vem a recusar o conceito de que a satisfação no trabalho gera a eficiência do trabalhador. E assim busca-se uma nova teoria administrativa, pois nem sempre os funcionários de uma empresa seguem comportamentos essencialmente racionais em busca de uma satisfação.

A teoria comportamental veio a defender a valorização do trabalhador  baseado na cooperação que foi influenciado pelo desenvolvimentos dos estudos comportamentais em vários capôs da ciência.

Origens da teoria comportamental: a oposição definitiva a teoria das relações humanas; o desdobramento da teoria das relações humanas que rejeita percepções ingênuas e românticas; criticas a teoria clássica; aplicação da sociologia burocrática no campo da teoria administrativa; com o livro teoria comportamental da administração há um ataque aos princípios da teoria clássica e aceitação das ideias principais da teoria das relações humanas  (com as devidas correções).

No fim dos anos 40, com redefinição dos conceitos administrativos surge a Teoria comportamental.

A hierarquia de Maslow, do psicólogo americano Abraham H. Maslow, tem base na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer sua necessidades tanto pessoais como profissionais. Por isso ele definiu uma serie de cinco necessidades do ser humano: Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança,necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto -realização. Para muitos críticos tal teoria não pode ser aplicada a todas as pessoas, pois nem todos são iguais por isso algo que se apresenta como necessidades para uma pessoa pode não ser para outra.

A teoria dos dois fatores - desenvolvida pelpos americanos Frederick Herzberg, publicada no livro "A motivação para trabalhar", que teve por objetivo idetificar fatores que causavam satisfação  e a insatisfação do empregado no ambiente de trabalho. Com base em suas pesquisas, destacou dois fatores, os motivacionais   e higiênicos. Nessa teoria fatores higiênico são necessários para o funcionário fique satisfeito em seu trabalho. Segundo o autor o oposto da satisfação não é a insatisfação e sim nenhuma satisfação.

Os fatores higiênicos referem as condições físicas do ambiente de trabalho, já os motivacionais são referentes ao conteúdo de cargo. Ao fim dos estudos Frederick concluiu que, o que leva a insatisfação do profissional esta relacionado ao seu trabalho.

A teoria X representa o estilo da Administração cientifica de Taylor, clássica de Fayol e da burocracia de Weber. A teoria y desenvolveu um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático.

Likert desenvolveu os sistemas de administração  que procurava descrever o perfil organizacional da instituição com uma serie de escalas, com indicadores como a tomada de decisão, comunicação na organização, influencia e interação entre membros; estabelecimento de metas e desempenho da organização. O sistema autocrático coetivo - autoritário e forte. Sistema autoritário benevolente - evolução do anterior onde nem sempre as decisões são tomadas nas altas esferas; sistema consultivo; sistema participativo. Comportamento organizacional estudo da dinâmica das organizações e de como se comportam os grupos e indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com