TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida para o consumo - Bauman

Por:   •  27/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário da FEI

A vida para o consumo - Bauman

São Bernardo do Campo

2017

A Vida para o Consumo - Bauman

Questão Focal:

Quais transformações ocorreram na transição das sociedades e o que implicou na vida da Sociedade Contemporânea levando o indivíduo a ser inserido na cultura do Consumo?

A vida para o Consumo aborda as transformações sofridas da Sociedade dos Produtores para a Sociedade Contemporânea, transição essa que apresenta mudanças nos Comportamentos e nos Desejos.

Sociedade de Produtores:  foi direcionada para a Ordem, Estabilidade, Segurança e Desejos Humanos, contrapondo á sociedade Contemporânea obtendo mais Solidez, Racionalidade e Prosperidade.

O desejos dessa sociedade eram orientados por Aquisição de Posses, e Bens Duráveis, como por exemplo, imóveis, joias, que remetiam ao Status de Posse. Possuir uma boa quantidade de Bens Duráveis remetia a Segurança, contra as incertezas do destino e, não aderiam ao Imediatismo como a sociedade Contemporânea.

Para esta sociedade de Produtores, o que prevalecia era a Segurança e a durabilidade em longo prazo.

Sociedade Contemporânea: sociedade ficou marcado pelo Fim dos Padrões,  pela Insegurança e Incertezas. Caminho que torna a sociedade Instável, Consumista e Líquida.

O Indivíduo Consumista possuí Livre Escolha para decidir como e da maneira que atender suas necessidades naquele momento, ou seja, inicia a Sociedade “a la carte”. E o mercado o impulsiona a ter Prazer por Consumir, assim o fazendo acreditar no Imediato, na felicidade imediata, levando-o a Não Poupar Dinheiro e consequentemente consumindo Coisas Sem Sentido.

 O Mercado cultiva o Excesso de Mercadoria e Bens Não Duráveis que traz Incertezas e Insegurança.

Essa formatação pós-moderna da vida social nos traz uma condição humana na qual predominam o desapego, a versatilidade em meio à incerteza constante de um “Eterno Recomeço”. Esse contexto pode implicar a sensação de Inadequação, Deslocamento e Inconformidade, que implica na Crise de Identidade. Esse clima é gerado pela configuração que a sociedade causou, a busca pelo Novo, pelo Incompreensível e pelo Incontrolável, causando a fim o Medo. Mas para Bauman é uma busca pela Felicidade, porém é uma felicidade Ilusória, a fim transformada em imperativo de Euforia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com