TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO DE ALIMENTOS SEM GLÚTEN E SUA RELAÇÃO COM O CUSTO E UMA VIDA SAUDÁVEL

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

CONSUMO DE ALIMENTOS SEM GLÚTEN E SUA RELAÇÃO COM O CUSTO E UMA VIDA SAUDÁVEL

Souza, Adriano Santos H.

O glúten é uma proteína que está presente no dia-a-dia de todas as pessoas, já que ele normalmente se encontra em alimentos muito comuns, como massas em geral. No entanto, pesquisas indicam que a procura de alimentos sem essa proteína tem aumentado significativamente. Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar qual o fator determinante para a procura e consumo, bem como o custo, dos alimentos sem glúten. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, sendo analisados sites, trabalhos, artigos e slides disponíveis na internet. Através da análise das pesquisas, observou-se que o aumento do consumo de alimentos sem glúten se dá tanto por causa de alguma doença celíaca quanto por causa de preferência alimentar. Foi possível perceber que, no caso das pessoas que não tem problema algum ao consumir glúten, a prática de consumir alimentos sem essa proteína se dá graças à busca por uma suposta “alimentação mais saudável”, suposta, pois segundo especialistas, não há nada que prove que o glúten faz mal à saúde, a menos que a pessoa seja celíaca. Quanto ao custo, percebeu-se que alimentos que não levam o glúten em sua composição são relativamente mais caros quando comparados com alimentos com glúten, sendo este um fator que dificulta, em algumas camadas sociais, o acesso a esses tipos de alimentos. Por fim, com a análise das pesquisas, concluiu-se que o aumento no consumo de alimentos sem glúten se deu porque tanto pessoas celíacas quanto pessoas que não sofrem de doenças consomem esses tipos de alimentos, apesar de que, para as pessoas que consomem esses produtos mesmo não tendo problemas, essa prática decorre, muitas vezes, por causa das informações que são disseminadas sem o auxílio científico adequado.

REFERÊNCIAS

EFRAIM, Anita. Cortar glúten de forma desnecessária pode causar doenças crônicas, como diabete. 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

FALLAVENA, Lucas Prestes. O perfil do consumidor de produtos sem glúten: necessidade ou modismo? 2015. 91 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

GOMIDE, Camila Sant’anna et al. Consumo de produtos sem glúten: preferência do consumidor ou doença celíaca? Uma análise à luz da antropologia da saúde e da alimentação. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

PORTO, Ana Carolina Vieira (Ed.). Alimentos Isentos de Glúten: Produção e Consumo. [Rio de Janeiro]: Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição, 2011. 16 slides, color. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com