TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baumann - Vida Para Consumo

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

        
O autor trabalha o conceito do “pós-modernidade” ou “capitalismo
líquido”.

Baumann foca no CONSUMO, este não é feito para saciar as pessoas. Não se consome mais apenas o produto (da produção em si), os indivíduos consomem os outros, por exemplo, nas redes sociais. Este novo tipo de “mercado” de imagem, individuo tem que mostrar felicidade/juventude/beleza/bom comportamento/etc.

O individuo desenvolve diversos “eu” ao longo do tempo – quando lidamos com a questão do mercado.

Baumann é muito FATALISTA/negativo quanto às consequências da sociedade pós-moderna.

MUDANÇAS DO ESTADO-NAÇÃO - em relação aos riscos que a sociedade corre.

Para Sennet  falta de controle deste mercado fluído, riscos podem estar em todo o lugar do mundo. Ele fala sobre as categorias de “elite”.

Para Baumann  tem relação com o controle/poder: político, econômico, mas além disso, é como enxergamos os países em relação a “soberania”, por exemplo, EUA boicotar o sistema da Venezuela. A maioria dos países quer comercializar, mas se observarmos o que chamamos de Estado-Nação depende da soberania. Além disso, falando da soberania em si, podemos dizer que o território e a língua são os fatores que marcam o Estado-Nação.

  1. Cada vez mais a soberania dos Estados-Nação estão sendo questionados.

RISCOS de entrar em um colapso social – a sociedade ainda sofre bastante com essa questão da identidade.

  • MORAL E ÉTICO - Estamos formando identidades, os riscos estão associados as diferentes identidades que vao sendo criadas. Pode ser que em uma sociedade mais imagética, investimos apenas em pessoas perfeitas (esteticamente), o risco seria a saúde dos indivíduos. Ex: cirurgias plásticas, revistas vendendo a vida mais jovem.
  • AMBIENTAL – impactos da natureza.

CONSUMO: consumo x identidades. Buscamos sempre estar a frente, a medida que compramos certos produtos, estamos na frente dos outros. Exemplo: fila para comprar o ultimo lançamento do iPhone. Se os indivíduos ficam na fila, tem um significado para eles de imagem. Busca do corpo perfeito, rosto perfeito, a mulher que cria diversas identidades (colocar seio, cabelo alisado). Algumas coisas quando surgem, elas são feitas para uso que se tem hoje (exemplo: cirurgia plástica).

A ideia da pós-modernidade é a cobrança das dinâmicas, mudanças do individuo (sempre estar a frente).

  • SACIEDADE: Nunca estamos satisfeitos com o que temos. A durabilidade das coisas nesse contexto é facilmente descartada, tudo em constante mudança. Sempre queremos os próximos lançamentos dos produtos. Queremos nos satisfazer nas viagens em lugares que ninguém nunca foi. Construção da ideia de felicidade relativa. Busca constante da felicidade/satisfação.

  • Durabilidade. Esgota-se a satisfação muito facilmente. Exemplo dos produtos: televisão, carro, computador, celular, etc. Tudo é programado para finalizar, gera um incomodo (zero paciência) para esperar o celular que está travando, ou computador que demora para carregar as coisas.

SUJEITOS DA PÓS-MODERNIDADE: Os sujeitos podem circular, só que o turista circula de forma livre e bem sucedida, enquanto o vagabundo circula fazendo os piores tipos de trabalho.

SUJEITO TURISTA

- O indivíduo busca satisfação do seu ego, um sujeito de sucesso, Circula facilmente.

SUJEITO VAGABUNDO

- O indivíduo que migra por necessidade, por conta do trabalho, circula buscando as oportunidades. Excluídos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com