TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visita técnica clima organizacional

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

PROFº BREYNNER R. OLIVEIRA

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

VISITA TÉCNICA

ALEXANDRE GONÇALVEZ MARTINS

LEDIANE BELMIRA SERAFIM

São Jose dos Campos, janeiro de 2017

[pic 1]

INTRODUÇÃO

         O bairro Jardim Morumbi localizado na cidade de São Jose dos Campos, nos seus primórdios, era uma referencia para a população dos bairros vizinhos, principalmente pelo numero de escolas públicas. Na maioria das vezes isso ocorria pelo fato de os outros bairros ainda estarem em formação. Escolas públicas Major Miguel Naked (1981) Joaquin de Moura Candelária (1983), Maria Gomide (1993) e Homera da Silva Braga, esta última pertencente ao município, desde 2008 eram fundamentais já que, abrangia a carência de escolas que havia na região. No bairro encontramos além encontramos ainda creche e pré escola municipal além de escolas privadas.

        A população atual do bairro é aproximadamente 22.000 pessoas divididas em 6320 residências.  

        A Escola Estadual Major Miguel Naked localizada na avenida Benedito Bento numero 195, neste bairro possui uma população de 885 alunos anualmente, o Diretor atual é o Professor Alexandre Paulo. Atende ao ciclo II do ensino fundamental  do 6º ao 9º ano e também o ensino médio do 1º ao 3º ano, nos períodos manhã, tarde e noite. Possui um corpo docente total de 64 colaboradores de diversas categorias.

        Além do Diretor, possui ainda dois oficiais pedagógicos, sendo um professor mediador e um coordenador pedagógico. Possui em seu corpo administrativo sete  funcionários sendo um gerente de secretaria, um secretário de escola, dois oficiais de escola e um auxiliar administrativo e dois inspetores de alunos. Possui ainda três auxiliares para serviços gerais.

Sendo função da escola pública a transmissão de saberes, a transformação social e a emancipação humana, o coletivo escolar tem a responsabilidade de concretizar essa missão permitindo que a formação do aluno cidadão se concretize possibilitando melhorar sua qualidade de vida através dos conhecimentos adquiridos. Dentro deste coletivo esta a secretaria escola , setor que vamos analisar neste trabalho.

DESENVOLVIMENTO

A Unidade escolar é formada por diversos setores que serão demonstrados abaixo:

[pic 2]

        Dentre eles vamos destacar a Secretaria Escolar, setor responsável por manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola. Há quem diga que a Secretaria é o coração da escola, pois sem ela não existe história do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição como um todo. É muito importante valorizar este departamento e considerá-lo dentro da política escolar, pois é a Secretaria a responsável por todos os eventos burocráticos e legais de funcionamento da instituição.

        Podemos observar que a estrutura organizacional é Formal, pois existe um organograma de funções distribuído por hierarquia, onde estão estabelecidos os níveis de alçada, dos processos decisórios para que tudo seja mantido dentro do controle e assim garantir que todo objetivo seja alcançado.

Apresenta também uma característica Funcional, onde  os setores são divididos formando uma estrutura de trabalho, e também a característica de Mista nesta instituição onde todos funcionários tem acesso a todos níveis do organograma , e  mesmo com funções divididas hierarquicamente , formam uma equipe onde todos desde o nível braçal até o nível de direção são tratados como EDUCADORES.  A instituição entende que todos fazem parte do processo educativo e que todas as funções são de igual importância e que a falta ou ineficiência de qualquer uma delas seria prejudicial ao produto final do trabalho.

A escola é uma instituição social dotada de especificidades e, como tal, sua administração deve ser diferenciada da administração empresarial. A natureza do processo pedagógico da escola impossibilita a generalização do modo de produção autenticamente capitalista, uma vez que o estudante é, ao mesmo tempo, objeto (beneficiário, estando presente no ato da produção) e sujeito do ato educativo, já que participa ativamente da atividade pedagógica. Segundo Paro (1999), o caráter mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, porque aí os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos históricos para os quais a apreensão do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania.

Nessa direção, hoje novas formas de se organizar o trabalho pedagógico da escola têm sido experimentadas, apontando para um horizonte de democratização do espaço escolar. Destacam-se, nesse processo, nesta escola,  entre outras, a criação e a implementação de Projeto Político-Pedagógico, Conselho escolar, Conselho de classe, Grêmio estudantil e  Associação de pais e mestres.  Nessas novas formas de organização do trabalho escolar, tem havido um esforço conjunto para que seja valorizada a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar (diretor, coordenador, professores, pais, estudantes, funcionários e os demais interessados na escola), principalmente por meio da construção e da efetivação do Projeto Político-Pedagógico e da consolidação de conselhos escolares.

Além de se relacionarem entre si, a unidade Escola relaciona-se com diferentes órgãos dentre os quais podemos citar:

  • Diretoria de Ensino
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Prefeitura Municipal
  • Fundhas
  • Conselho Tutelar

A Diretoria de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação mantém vinculo de assistência e fiscalização. A prefeitura oferece recursos para manutenção predial e assistencial aos alunos, a Fundhas realiza um trabalho em parceria com a escola e o Conselho tutelar esta presente para assegurar os direitos da criança, do adolescente e do jovem.

        A educação nacional está, pois, organizada em três sistemas de ensino distintos, conforme a dependência político-administrativa. Cada um deles é responsável pela organização e manutenção das instituições de ensino de seu sistema e, também, pela elaboração e execução de políticas e planos educacionais para o mesmo. Os sistemas de ensino são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (425.6 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com