TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão da qualidade e atividade coordenada para controlar e dirigir uma organização

Trabalho acadêmico: A gestão da qualidade e atividade coordenada para controlar e dirigir uma organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS – UNIDADE 3

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

GESTÃO DE QUALIDADE

Campinas

2014

A gestão da qualidade e atividade coordenada para controlar e dirigir uma organização no sentindo de melhorias de produtos/serviços para garantir a completar satisfação dos clientes naquilo que está sendo oferecido. Assim podemos colocar a gestão da qualidade não e necessariamente uma certificação embora seja enfatizando sempre na observância de alguns conceitos básicos, ou seja, nos principio observados de qualquer organização como exemplo: Foco no cliente – trabalho em equipe permeando toda organização – decisões baseadas em fatos e dados – busca constantes da solução de problema e da diminuição de erro.

O conceito de qualidade apresentado pelas principais autoridades da área são as seguintes:

(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências", ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.

(FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."

(CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.

(DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.

(ISHIKAWA, 1993;43) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."

Assim esses autores deixam claras as necessidades de processos para uma boa gestão da qualidade.

A norma ISO 9000, como foco na visão de satisfação do cliente, define sistema da qualidade como sendo: “O Conjunto de práticas de negócios e qualidade que uma empresa utiliza para assegurar que ela atende os requisitos dos consumidores”.

A certificação de sistema de gestão da qualidade SGQ, tornou-se um diferencial para as organizações que procuram obter vantagens competitivas e expandir seus negócios, pois contribuem para o aumento da satisfação do cliente e da percepção de melhoria dos produtos. E a parte do sistema de gestão da organização focado em alcançar os objetivos da qualidade, sendo, portanto um complemento aos outros sistemas de gestão da organização como financeiros, ambiental, de saúde e segurança ocupacional entre outros. A NRB ISSO 9000 descreve os fundamentos de Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) e estabelece os conceitos e a terminologia e um modelo de padronização para estes sistemas. No Brasil, o órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pode ser entendido como um conjunto de atividades que se inter-relacionam para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade. Segundo Maranhão (2005 apud UJIHARA; CARDOSO; CHAVES, 2006), um sistema de gestão da qualidade é um conjunto de recursos e regras mínimas, implementado de forma adequada, com o objetivo de orientar cada parte da empresa para que execute de maneira correta e no tempo devido a sua tarefa, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da empresa: ser competitiva (ter qualidade com produtividade). A motivação principal da empresa para a implantação do sistema de gestão da qualidade, identificada no início do projeto, está em ampliar as oportunidades de serviços, visto que a posse de um certificado desta categoria tem se mostrado uma exigência de clientes da empresa. Além desta motivação, atualmente a direção da empresa comenta também quanto ao maior controle sobre os processos (por meio da padronização dos processos e estabelecimento e acompanhamento de indicadores de desempenho).

Assim, justifica-se a relevância da adequada elaboração da estrutura documental para o processo de implantação, e posterior manutenção, do SGQ. Percebe-se que o entendimento e a implantação desta sistemática de controle de documentos são de início, complicada para as empresas que estão implantando o sistema. Isto ocorre, pois, normalmente, é uma nova prática a ser adotada pela empresa, que por vezes não possui padrões para suas atividades ou não tem a cultura de realizar registros das atividades executadas. A compreensão destas atividades é continuamente reforçada durante o período de consultoria, a fim de permitir que os coordenadores da implantação do sistema e demais funcionários da empresa se ambientem com o controle de documentos e registros. Podemos definir que a gestão da qualidade como forma de gestão de uma organização definida pela alta direção, tendo como base as necessidades de seus clientes fundamentadas na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviços nos estabelecimentos de um planejamento para que este padrão seja atingido e na constante melhoria em todos os aspectos visando à satisfação do cliente e a eficácia da organização. Perante os conceitos a qualidade se aplica em diversas empresas aonde se leva a um completo desenvolvimento de gerenciamento conhecido como gestão da total qualidade ou gestão da qualidade.

A gestão da qualidade na entrevista assistida fundamenta pontos do surgimento através do artesão e a evolução para os tempos atuais, onde compravam a matéria prima e conferiam a qualidade, acompanhando todo o processo e desenvolvimento do produto, alem da responsabilidade e controle da garantia.

A tecnologia marca a expansão do mercado marcando principalmente a analise e conferencia da qualidade no próprio processo, considerando que o sistema são automatizados e rígidos para oferecer ao cliente a satisfação e excelência da qualidade do produto e serviço oferecido.

O principio da gestão da qualidade e clara na sua dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com