TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A globalização e suas consequências

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  1.715 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização e as suas consequências

A globalização é um processo econômico e social que permite o contato dos países nos quatro cantos do mundo. Empresas, indústrias, governos e pessoas trocam ideias, realizam transações bancárias e espalham aspectos culturais pelo mundo todo com muita facilidade.

A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos e grandes e atinge todas as áreas da sociedade, e por ser algo tão abrangente, ela exige novas formas de pensar e ver a realidade. As coisas mudam muito rápido hoje em dia, os territórios ficaram mais integrados, mais conectados. Por exemplo, na década de 1950, uma viagem de avião cruzando o Atlântico durava 18 horas, hoje a mesma rota é feita em menos de 5 horas. Em 1865, a notícia da morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para chegar na Europa, mas hoje, ficamos sabendo de tudo o que acontece no mundo em apenas alguns minutos.

Hoje em dia essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet. Com ela podemos viajar pelo mundo sem sair de onde estamos. Graças a ela conhecemos novas culturas, podemos fazer amigos que moram em outros países, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos que temos interesse. Através da internet, milhões de negócios são fechados por dia.

Claro, tudo que é bom sempre tem seu lado ruim. O crime também faz parte do processo de globalização. Atualmente, a distância e as fronteiras não tem a mesma força, por causa da globalização e toda essa tecnologia que ela trouxe, tornou muito mais simples a movimentação de pessoas, informação e de capitais.

A globalização não existe só na economia mundial, é possível ver também sua presença em atividades ilegais. O tráfico de drogas, armas, pessoas, a prostituição, pedofilia, aumento de organizações criminosas, lavagem de dinheiro. O mundo globalizado enfrenta agora essa ameaça, já que as facções criminosas não tem obstáculos geográficos que impeçam seus propósitos de cometer delitos. Talvez essa seja uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usam a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus objetivos ilícitos.

Também, a concentração de riquezas é outra grande consequência negativa da globalização. A maior parte do dinheiro fica nos países desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz o número de pessoas que vivem em extrema pobreza aumentar muito, vivendo com menos de 1 dólar por dia. A revolução tecnológica e científica são as principais causas do aumento do desemprego. E já não bastando tudo isso, a globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países de 1º mundo se instalam em países de 3º mundo (muito pobres), explorando a matéria-prima e se aproveitando da mão de obra barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com